Governo de Goiás leva à Amarê Fashion participantes de 54 países da União Africana
Nesta sexta-feira (1º), às 17h, terá o aguardado “Desfile de Moda Africana”, das 17h às 18h, na passarela principal
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Serviços (SIC), organizou a participação de profissionais de 54 países africanos na 2ª edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que acontece na capital até o próximo sábado (02/09), no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
“A União Africana, que já é nossa parceira comercial, tem dado uma excelente colaboração à Amarê, com desfile, seminários, vale muito à pena acompanhar hoje e amanhã”, enfatiza o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Além de estande com peças expostas e do Seminário de Oportunidades de Negócios, a União Africana participa, nesta sexta-feira (1º), com o Desfile de Moda Africana, das 17h às 18h, na Passarela de Desfiles.
Cinturão da Moda
Com o tema “Futuro e sustentabilidade”, a Amarê Fashion movimenta a indústria têxtil goiana. A SIC participa, também, com o Programa Cinturão da Moda, voltado especialmente à Região da 44, pelo qual o Governo forma mão de obra e aquece a economia com a geração de emprego e renda, trabalhando para tornar Goiás o maior polo de moda do Brasil.
No ranking nacional, Goiânia ocupa o segundo lugar no mercado de moda, que responde pelo quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e movimenta em torno de R$ 8 bilhões anualmente. Com o objetivo de internacionalizar a moda goiana e ampliar a participação na balança comercial por meio das exportações, a expectativa é de que a participação da União Africana contribua com o crescimento do segmento.
Os números globais entre os países da União Africana e o Brasil são significativos. Em julho de 2023, a corrente de comércio chegou a quase 1,7 bilhão de dólares. No acumulado de janeiro a julho deste ano, as relações comerciais de Goiás com os países africanos bateram a marca de aproximadamente 240 milhões de dólares (US$ 238.046.921).
Na lista de produtos mais exportados do Brasil e de Goiás aos países da UA estão açúcar, milho e carnes bovinas. Já os produtos mais importados são petróleo, ureia e fosfatos.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás