Governo de Goiás cria Companhia de Desenvolvimento Econômico


Anúncio foi feito nesta segunda-feira (15/6) pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, em solenidade de instalação do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O Governo do Estado encaminha nesta segunda-feira (15/6) à Assembleia Legislativa o projeto de lei que extingue a Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial) e cria a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, empossado nesta segunda como novo presidente do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femep), a Codego será uma companhia de capital aberto que poderá fazer parcerias com a iniciativa privada no fomento de atividades comerciais, industriais e de serviços, nas mais diversas cadeias produtivas do estado.

Para José Eliton, com essa medida, o governo de Goiás está dando um dos maiores passos, em meio a um conjunto de ações de fortalecimento do setor produtivo, para garantir que o estado continue a ser líder nacional de desenvolvimento econômico. A Goiasindustrial era responsável pela gestão dos distritos industriais no estado, enquanto a Companhia de Desenvolvimento, após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa, terá condições de fomentar diversos setores. “Poderemos dinamizar a nossa economia dando a condição necessária para que o empreendedor micro, pequeno, médio e grande possa exercer sua atividade, gerar emprego e melhorar a renda”, disse.

José Eliton lembrou que com esse passo, fundamental no novo modelo de gestão e administração das diversas políticas de desenvolvimento econômico em Goiás, o governador Marconi Perillo se posta, mais uma vez, na vanguarda de ações para o desenvolvimento do estado. “Todo esse processo é construído em Goiás a partir da liderança do governador Marconi Perillo, que tem papel na trajetória histórica de fortalecimento do processo produtivo, que tem uma visão e a compreensão de que o poder público deve andar de mãos dadas com a iniciativa privada”, acentuou. Segundo ele, isso se dá porque o governo sabe que as duas vertentes objetivam o mesmo fim, que é gerar riquezas para o estado e democratizar essa riqueza para a população que vive em Goiás.

A Companhia 
Na solenidade, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, José Eliton afirmou que a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás nasce com um espectro de atuação muito maior. “Ela passa a ter condição, inclusive de ordenamento jurídico recente, de utilizar recursos de ICMS, de utilizar recursos para a realização de obras de infraestrutura de acesso a diversos empreendimentos, seja de natureza industrial, seja de natureza comercial, da indústria do turismo, vias de acesso, rodovias, plataformas, enfim, uma série de ações para desenvolver o estado em todas as regiões”, declarou.

Destacando que a criação da Codego é um marco na economia do estado, o vice-governador e secretário José Eliton reforçou que o desenvolvimento econômico só faz sentido, só tem razão de ser buscado, na medida em que promove a melhoria de vida das pessoas, na medida em que dá o direito às pessoas à emancipação. O desenvolvimento, segundo ele, deve garantir o direito às pessoas a sonhar com um futuro melhor, a ter um emprego, uma renda, de não necessitar de programas de transferência de renda, mas, sim, de buscar contribuir com a economia, gerando contribuições que aumentam a capacidade do tesouro de investir nas demandas da própria sociedade, gerando um círculo virtuoso da economia. “É o círculo que todos nós queremos saudar como o que vai alimentar a economia, desonerando a carga tributária do empreendedor, mas dando a ele a condição de realizar a atividade fim”, disse.

De acordo com José Eliton,  o governo está dando todas as condições para que a Codego seja uma das mais relevantes companhias do estado de Goiás. “Nosso objetivo é fazer com que Goiás continue a ser líder nacional em desenvolvimento, em geração de emprego e em todos os indicadores econômicos que o estado de Goiás tem sempre acima da média nacional”, afirmou o vice-governador. 

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo