Goiás dá exemplo ao resto do país com Inova, diz presidente da Agência USP
Vanderlei Bagnato discursou em nome dos integrantes do Conselho Superior de Inovação, empossados pelo governador nesta segunda-feira, no Palácio das Esmeraldas
Durante a posse do Conselho Superior do Inova Goiás, o presidente da Agência USP de Inovação, Vanderlei Bagnato, falou em nome dos conselheiros empossados, destacando que Goiás está dando um exemplo ao resto do país com o Inova Goiás, pois, segundo afirmou, para promover o desenvolvimento é preciso investir na inovação. E, conforme explicou, há a necessidade de se inovar tanto na forma de fazer as coisas quanto na forma de avaliar as coisas, com transparência. Há também que se inovar, segundo Bagnato, na forma de pensar e, mais que tudo, de inovar com responsabilidade social. “Inovar sem o foco social não evolui que jeito que a gente espera”, afirmou.
Ele destacou que a Agência USP de Inovação vem recebendo pedidos para estabelecer parcerias com outros estados, a partir do que se observa com a contribuição que a agência vem prestando ao estado de Goiás.
O governador Marconi Perrilo empossou na tarde desta segunda-feira (16/11), no Palácio das Esmeraldas, os 11 membros do Conselho Superior de Inovação, órgão consultivo ligado ao gabinete do governador destinado a discutir e acompanhar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás. “Hoje estamos dando um passo significativo para o desenvolvimento do estado e não estamos aqui para um ato de marketing ou discursivo; estamos aqui para colocar a mão na massa”, afirmou Marconi, durante a posse dos conselheiros que, em seguida, realizaram a primeira reunião ordinária para a apresentação do modelo de governança do conselho.
Entusiasta
O senador Cristovam Buarque mostrou-se outro entusiasta do programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás. Durante a solenidade, ele disse que esse entusiasmo não é só pelos resultados que o Inova pode trazer, mas sobretudo no que ele representa na forma de se trabalhar por esse Brasil. Disse que a palavra desenvolvimento poderia ser hoje substituída pela palavra inovação, e que com o Inova Goiás, o governo do estado traz para o centro do país, para o governo, a preocupação que é o principal vetor do progresso. “Antes, o progresso se dava com a construção de pontes, de hidrelétricas e tantas outras obras; agora isso ainda é necessário, mas é insuficiente porque o conhecimento é que é o motor do desenvolvimento”, acentuou.
O conhecimento, conforme destacou, muda não só a engenharia física, mas, do ponto de vista econômico, muda também o questionamento, se vai ser preciso mais hidrelétrica ou se elas podem ser substituídas. “Tudo isso virá do conhecimento”, afirmou. Segundo ele, o Conselho Superior de Inovação deve trabalhar buscando ver como ajudar o estado a inovar. De acordo com ele, o Brasil sempre produziu muito, mas inventou quase nada. “Daqui pra frente a riqueza virá com created in Brazil e não mais com made in Brazil”, ressaltou.
Ao final de sua fala, o senador Cristovam Buarque deixou sugestões para o conselho, entre elas, a de um programa de formação para uma consciência inovadora e uma campanha forte de educação em ciência e empreendedorismo para despertar o espírito empreendedor desde os primeiros anos de escola. “Goiás sai na frente com o Inova Goiás, não tem medo de inovar”, disse, ao declarar-se orgulhoso por integrar um grupo de pessoas tão respeitadas. “Conte comigo”, disse ao governador Marconi Perillo.
Empossados
Durante a solenidade, que contou com a presença de parlamentares e secretários de Estado, além de representantes de vários órgãos públicos e do setor privado, o Inova Goiás foi apresentado em vídeo. Em seguida, a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, falou do portal Inova Goiás e do link para a gestão do Sistema de Acompanhamento que pode ser acessado a partir do portal do programa, duas importantes ferramentas para o trabalho do conselho superior.
Assinaram o termo de posse os seguintes conselheiros: José Eliton de Figuerêdo Júnior; Thiago Peixoto, secretário de Gestão e Planejamento; Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, representado na solenidade pelo diretor executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal.
Foram empossados também: Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT), da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás),representado pelo pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Milca Severino; Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Cristiano Roriz Câmara, presidente do Grupo Jaime Câmara.
Fotos: André Saddi e Jota Eurípedes
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487