-Goiás abre portas para atrair investidores de Abu Dhabi


Durante encontro com delegação goiana no Emirates Palace,o CEO Hamad Al Almeri disse que vai pessoalmente se empenhar para estabelecer canais de negociações entre empreendedores de seu país e de Goiás. “Temos as pessoas certas para as oportunidades”, disse ele ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi

 A missão comercial de empresários goianos e representantes do Governo de Goiás nos Emirados Árabes Unidos que se encerrou na sexta-feira (07/10) abriu novas perspectivas. Na última etapa de conversações, em Abu Dhabi, o CEO Hamad Al Almeri disse que vai pessoalmente se empenhar para abrir canais de negociações entre empreendedores de seu país e do estado. “Temos as pessoas certas para as oportunidades”, disse ele ao secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, que tratou sobre o tema após almoço no Emirates Palace Hotel.

Os temas assuntos gerais de economia foram objeto de diálogo logo após o CEO garantir à delegação goiana que dará “100 por cento de apoio” para implantar uma unidade da Caracal International LLC em Goiás. Hamad Al Almeri é CEO desta indústria especializada em armamentos de ponta destinados exclusivamente às forças de segurança pública e que iniciou uma ampla ofensiva para abrir novos mercados no Brasil e na América Latina, um processo que inclui transferência de tecnologia com know-how alemão. O vice-governador José Eliton iria chefiar a missão, mas foi impedido em função do atentado de que foi vítima em Itumbiara.

 O secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, manifestou ao CEO o interesse do governo de Goiás de estabelecer interlocuções com empresários locais para investimentos no estado. Hamad Al Almeri imediatamente respondeu que abrirá as portas para os primeiros contatos e destacou sua amizade com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Khalid Khalifa Abdulla Rashid Al-Mualla.

 Al Almeri já havia aceito convite para visitar Goiás, o que pode ocorrer ainda este ano. A resposta positiva foi diante da delegação do estado, composta, além do titular da SED, pelos empresários que buscam formalizar a Caracal Brasil, Paulo Humberto Barbosa e Augusto de Jesus Delgado, e o superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), delegado federal Emmanuel Henrique.

 Hamad Al Almeri se mostrou especialmente interessado na abundante natureza de Goiás, depois de ver imagens sobre potencial turístico do estado. O empresário Paulo Humberto mostrou a ele um vídeo de pescaria no Rio Araguaia. Ao ver o tamanho do peixe, ficou impressionado. Logo após, convidou a delegação a passar um período de férias em sua ilha, “quando quiserem”. Ao dispensar a formalidade das conversações, ele lembrou as origens: “Venho do deserto. Gosto das coisas simples”.

Potencialidades

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, narrou a Al Almeri as potencialidades de Goiás como o estado que mais cresce no país, a logística, a infraestrutura e os incentivos do governo para investidores nacionais e internacionais. Apresentou o estado como um dos protagonistas da produção agropecuária nacional, e citou produtos da linha de frente, como soja, milho, sorgo, feijão, cana de açúcar, carnes e lácteos.

 Na quinta-feira (06/10), o Secretário expôs em detalhes a força do estado para o chefe de Operações da Caracal, o germânico Robert Hirt, durante visita à sede da empresa, em pleno deserto. Ele pontuou a localização estratégica de Goiás, a confluência das capitais Goiânia, Brasília e a cidade de Anápolis como o terceiro maior eixo de desenvolvimento do país. Citou a plataforma logística multimodal de transporte que facilita a inserção dos produtos no mercado mundial. Ainda neste dia, a delegação goiana também foi à feira Adihex (Abu Dhabi International Hunting and Equestrian Exhibition), que é anual e expõe as principais novidades do setor de armamentos do país, entre outros produtos.

 

Emirates Palace

Em Abu Dhabi, a delegação goiana foi convidada por Hamad Al Almeri para almoço no Emirates Palace, que figura entre as inúmeras propriedades da família. O hotel é um dos mais luxuosos do mundo e se tornou atração turística central dos Emirados Árabes Unidos. A edificação, de quase um quilômetro de área construída, foi inaugurada em 2005 para sediar um grande encontro de nações do Golfo Pérsico. Das suas 394 suítes luxuosas, oito são reservadas aos príncipes dos emirados. O local é utilizado, também, para cerimônias de casamento da família real de Abu Dhabi

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo