Gestores de ações do Inova Goiás terão autonomia no uso de ferramenta digital


Equipes terão 30 dias para inserir informações sobre cada uma das ações estratégicas estabelecidas para desenvolvimento econômico sustentável do estado 

Gestores e técnicos de órgãos da administração estadual responsáveis pela execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – o Inova Goiás – estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (21/1), no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para workshop de apresentação da ferramenta digital de gestão do programa, lançado em setembro de 2015 pelo governo e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) – pasta sob liderança do vice-governador José Eliton. Cada gestor, com sua equipe de planejamento e tecnologia da informação (TI), terá até o dia 21 de fevereiro para inserir, com plena autonomia, todas as informações referentes às ações estratégicas do Inova Goiás que estão sob sua responsabilidade. 

A superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, de Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli, que é a secretária executiva do Inova Goiás, destacou, na abertura do evento, que a ferramenta de gestão vai permitir ao governo e ao Conselho Superior de Inovação do estado acompanhar e monitorar em tempo real toda a execução das ações do Inova Goiás. “Pensamos num prazo de 30 dias para que todas as informações sejam incluídas no sistema para que o Inova possa ser visto em plena execução”, afirmou. 

O workshop, promovido pela Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico, de Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contou com a presença do superintendente executivo Luiz Maronezi, que representou o vice-governador e secretário José Eliton; do superintendente de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad; e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaira Turchi. Entre outros órgãos representados, estavam as secretarias de Planejamento e Gestão (Segplan), de Educação (Seduce), de Saúde e de Segurança Pública, além da Agrodefesa, da Emater, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Ipasgo, e de superintendências e gerências da SED. 

Inovação

O superintendente Luiz Maronezi afirmou que o Inova Goiás é um programa que repercute no estado inteiro. “É um programa futurista porque trará muitos benefícios para Goiás e deixará um grande legado que vai se perpetuar, por isso precisa contar com a participação de todos; é um programa que está nas mãos de todos nós”, declarou. Lembrou que a atuação dos gestores das ações estratégicas no uso da ferramenta digital está revestida de grande responsabilidade. 

Para Mauro Faiad, a inovação é o caminho mais seguro para complementar o trabalho que o governo de Goiás vem fazendo de qualificação profissional e garantir maior competitividade à economia do estado, gerando mais emprego e melhor renda aos goianos. Segundo ele, o Inova Goiás e suas ações são importantes para corrigir a distorção entre o crescimento econômico – Goiás é a 9ª economia do país – e a renda per capita da população – que coloca o estado em 11º lugar no ranking nacional. 

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, ressaltou que não há inovação sem pesquisa e sem ciência e que Goiás está se destacando no cenário brasileiro pelos investimentos e pelo estímulo à pesquisa e à inovação. “O trabalho que estamos fazendo aqui está tendo repercussão nacional”, afirmou.  

Gestão digital

A ferramenta de gestão do Inova Goiás foi desenvolvida pela equipe de planejamento e tecnologia da informação da SED e permite o preenchimento passo a passo pelos proprietários da ação – gestor e adjunto – de forma facilitada. Ela é acessada por meio do site da SED, dentro do link Ação Estratégica, do Inova Goiás. De acordo com Paulo Cesar dos Santos, da equipe que desenvolveu o sistema, a ferramenta também será disponibilizada para dispositivos móveis. 

Ao apresentar o sistema de gestão digital aos técnicos do governo responsáveis pelas ações estratégicas do Inova Goiás, Paulo Cesar do Santos informou que uma instrução normativa deverá estabelecer em breve as atribuições de cada membro da equipe técnica e dos gestores para uso da nova ferramenta. Ele ressaltou que as ações já constantes do PPA (Plano Plurianual), segundo ele, podem ser previamente inseridas pelos gestores para que no preenchimento seguinte sejam feitas apenas adequações e eventuais correções.

Para inserir as ações do programa Inova Goiás na referida ferramenta, os gestores terão que preencher inicialmente dados sobre a Matriz Estratégica, fornecendo informações gerais sobre a ação; depois, campos relativos ao Plano Executivo, indicando inclusive parcerias e justificativas, público alvo, metodologia e a síntese dos objetivos, cronograma com etapas ou tarefas a cumprir. Devem inserir depois os Dados Orçamentários; Produtos; e Indicadores, com respectivas metas.

Além do workshop desta quinta-feira, a SED enviará a equipe de planejamento e tecnologia da informação a cada um dos órgãos públicos envolvidos na execução do Inova Goiás para orientar os gestores no uso da ferramenta de gestão do programa que foi lançado em setembro pelo governo de Goiás e que é o maior programa de inovação em curso no país. Ele reúne 39 ações para a promoção da inovação mediante suporte técnico, qualificação profissional, fomento à pesquisa, logística e infraestrutura para o setor privado e a modernização dos mecanismos públicos de oferta de serviços à população.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487, 3201-5488

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo