Festa da Moagem vai até 1º de novembro em Formosa


A cidade de Formosa promove até 1º de novembro, a Festa da Moagem, acontecimento que resgata a tradição do período colonial rural da região. A unidade local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em Formosa, cidade a 75 quilômetros de Brasília (DF) e a 282 quilômetros de Goiânia, tem participação ativa nessa festa, que conta, ainda, com a parceria da Emater-DF, Secretaria Municipal de Agricultura e Associação dos Apicultores de Formosa. 

Um estande da agricultura familiar será mostrado pela Emater com obras artesanais e agroindústrias, além de produtos de origem vegetal e animal de produtores da região. Haverá, também, maquetes com farinha, cana, algodão e pastejo rotativo, materiais de decoração, mostras de sementes, entre outros produtos. No estande da agricultura familiar também serão comercializadas obras de artesanato, doces, animais como peixes, aves, hamster, entre outros.

Na programação consta apresentações artísticas, entre as quais a funkeira Anita, e os sertanejos Mato Grosso e Matias, Michel Teló e Rick. 

Origem da moagem

No passado, o uso artesanal da mandioca e da cana de açúcar era feito por meio do engenho de madeira puxado pelo carro de boi. Através desse sistema se extraía a farinha e o polvilho. Da cana, era feita a garapa, a pinga, o açúcar, a batida e o melaço. O tear, tão usado no passado, se removia o caroço do algodão e podia tecer e fiar de forma bem artesanal, movendo mãos hábeis, que lembra nossas avós.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater. Crédito da foto: Nivaldo Ferr

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo