Ferramenta digital de gestão do Inova Goiás terá uso descentralizado


SED reúne gestores e equipes técnicas das ações do Programa para orientar inserção dos dados no sistema 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) realiza nesta quinta-feira (21/1), de 15h a 18h, na Sala de Reuniões do 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, um workshop de apresentação da ferramenta de gestão do Programa de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás, aos gestores e membros de equipes responsáveis pelas ações estratégicas do programa. A partir de agora, a inserção dos dados deixa de ser feita apenas pela coordenação do programa, na Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, e passa a ser atribuição de todas as equipes.

 A descentralização, de acordo com a superintendente Aline Figlioli, vai dar uma maior agilidade ao sistema, permitindo o acompanhamento em tempo real de todas as ações. “As subsecretarias e suas superintendências indicarão, neste momento, os responsáveis pelas diferentes ações estratégicas que vão alimentar a ferramenta digital com as informações, facilitando inclusive o trabalho do Conselho Superior de Inovação do Estado de Goiás”, afirma. A expectativa da SED é que até meados de fevereiro, todos os dados produzidos até agora dentro do programa Inova Goiás sejam inseridos neste sistema digital.

 No workshop desta quinta-feira, a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, explicará aos gestores a forma como devem ser inseridos os dados na nova ferramenta desenvolvida pela própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que foi apresentada aos conselheiros do Inova Goiás durante a solenidade de posse, no Palácio das Esmeraldas. Do Conselho Superior, participam, entre outros, o cientista e presidente da Agência USP de Inovação, Wanderlei Bagnato; o ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque; e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi; além de reitores de universidades goianas e representantes do segmento empresarial. 

O sistema, segundo Aline Figlioli, possui algumas peculiaridades, por isso, a necessidade de mostrar didaticamente aos gestores como alimentá-lo da forma correta para a formação da base de dados que subsidiará as análises dos conselheiros que têm como atribuição, entre outras, a reorientação de rumos, caso necessário, para a eficácia das cerca de 40 ações definidas no Plano do Inova Goiás. 

O Inova

Lançado em setembro de 2015, o Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás tem por objetivo promover a inovação junto aos setores produtivos e a modernização da gestão pública, para uma maior competitividade à economia goiana e, ao mesmo tempo, oferecer serviços de maior qualidade aos cidadãos. Para isso, o governo definiu como importante estratégia a interação entre as universidades e instituições de pesquisa com os setores produtivos e os órgãos públicos. 

Outra estratégia do Inova Goiás é a criação de Rotas de Inovação em todo o estado, com o mapeamento e diagnóstico preciso de todo o potencial e vocação de cada região. O programa visa, ainda, o fortalecendo dos arranjos produtivos locais e da rede de educação profissional e suporte tecnológico aos produtores, que é a Rede de Institutos Tecnológicos, os Itegos. Serão criados polos de excelência para apoio aos empreendedores que queiram inovar seus produtos e processos.   

Várias ações do Inova Goiás estão em curso, tanto no que se refere aos serviços públicos quanto ao estímulo e ao apoio à inovação nos setores produtivos. Desde o lançamento do programa, diversos serviços foram automatizados e receberam o Selo Inova Goiás, entre eles o Cartão Rural, que facilita o acesso à plataforma da Agrodefesa pelos produtores pecuaristas que agora podem emitir suas guias de trânsito animal de qualquer lugar, sem a necessidade de ir a uma das agências do órgão. 

Outros serviços que receberam o Selo Inova Goiás foi o Siga Saúde Goiás, o Telemedicina e o Conecta SUS, da Secretaria de Saúde do estado, que facilitam o atendimento na rede pública de saúde; o Ipasgo Saúde, um aplicativo para os servidores públicos que optam pelo plano; e o acesso ao Crédito Automático da GoiásFomento, que também disponibiliza aos interessados a rede de Correspondentes de Crédito e o Fundo Garantidor de Investimentos. 

Na ferramenta digital de gestão do Inova Goiás, essas e as demais ações do programa terão acompanhamento diário do alcance obtido a fim de subsidiar e consolidar o processo de inovação no estado que tem como objetivo maior alavancar ainda mais a economia promovendo mais qualidade de vida à população goiana.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487, 3201-5488

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo