Estado lança Fórum Goiano de Governo Aberto

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), lançou o Fórum Goiano de Governo Aberto. O evento contou com a participação dos representantes das 49 entidades que aderiram ao colegiado, entre órgãos da administração direta, indireta, sociedade civil organizada e comunidade acadêmica. 

Governo aberto é um conceito que vem, cada vez mais, sendo debatido e alçado ao protagonismo da agenda política de diversos atores.  Sua origem deriva, da conjugação de quatro princípios fundamentais: transparência, participação cidadã, accountability e o eixo de tecnologia e inovação.

A primeira ação do Fórum Goiano de Governo Aberto foi a abertura de uma consulta pública para ouvir a população sobre seus anseios e nível de conhecimento das ações do governo. 

Apresentada pelo controlador especializado em Participação Cidadã da CGE, Leandro Monteiro, a ferramenta on-line foi construída para ser didática ao cidadão, apresentando conceitos de transparência, educação cidadã e disponibilizando dois questionários distintos, com 17 perguntas fechadas cada um. “Vamos entender um pouquinho da compreensão que o cidadão tem sobre os temas e, de forma ainda mais ativa, ele poderá responder duas perguntas abertas, inclusive propor compromissos”, explicou.

Qualquer pessoa pode participar da consulta. Basta acessar a página oficial (https://controladoria.go.gov.br/consulta-publica2023/). Após a exibição do vídeo explicativo, será direcionado aos formulários que contemplam os temas: Ouvidoria, Participação, Transparência e Dados Abertos. Com essa simples iniciativa, a população ajudará no mapeamento das prioridades do governo. 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo