Encontros sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta reuniram produtores rurais
Eventos foram realizados em Caldas Novas e Ipameri
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) realizou, nesta semana, em Caldas Novas e Ipameri, duas atividades voltadas para a integração lavoura-pecuária-floresta. O superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio Lima, representou o governador Marconi Perillo e o titular da secretaria, vice-governador José Eliton. Na quarta-feira (18/3), em Caldas Novas, os produtores participaram de reunião técnica com palestras e debates. No dia seguinte, na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, foi a oportunidade de ver, na prática, o resultado da técnica aplicada.
Segundo Antônio Flávio, o programa vem de encontro ao compromisso que o Brasil assumiu na COP 15, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2009. “Por meio do programa ABC, Agricultura de Baixo Carbono, produzimos com menor impacto ambiental e agregamos melhor renda para os produtores”, diz o superintendente.
A SED é a responsável pela execução do programa em Goiás. Segundo Antônio Flávio, o Estado tem as condições climáticas ideais. “É um projeto extremamente interessante porque cria oportunidade de aproveitamento das condições favoráveis que o Brasil oferece para a sustentabilidade no agronegócio”, afirma. Antônio Flávio explica que com esse sistema o produtor, além de colher a safra de verão e a safrinha, ainda terá gramínea para alimentar o gado após a colheita e um componente florestal, principalmente o eucalipto, garantindo também a produção de madeira e energia.
De acordo com o superintendente, a atividade, que reuniu cerca de 400 produtores de Goiás e de outros estados, foi um sucesso. “Uma cooperativa do Paraná trouxe vários produtores para conhecer o trabalho realizado aqui”, informou. Também estiveram nos encontros representantes da indústria de máquinas e insumos agrícolas e pesquisadores do setor.
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487