Embaixador destaca iniciativa de Goiás em buscar novos parceiros comerciais


Marcos Raposo Lopes recepciona delegação goiana na sede da embaixada e elogia iniciativa da missão comandada pelo vice-governador José Eliton.  Segundo ele, Goiás é a “ponta de lança do agronegócio brasileiro” e vê “ótimas expectativas” para aprofundamento das relações econômicas 

O embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo Lopes, recepcionou nesta terça-feira (29), em Lima, a delegação goiana que compõe a missão comercial e governamental comandada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, à América do Sul. “Goiás é a ponta de lança do agronegócio brasileiro”, disse ele ao elogiar a iniciativa do Governo do Estado em buscar novos parceiros comerciais. A reunião teve a presença do presidente da Câmara de Comércio Peruano-Brasileira (Capebras), Miguel Vega. 

A participação no seminário Goiás-Peru e a recepção à delegação goiana na sede da instituição, na avenida José Pardo, em Miraflores, são as primeiras atividades de Marcos Raposo Lopes, que acabou de assumir a embaixada brasileira em Lima. Durante o seminário, ele disse que existem “ótimas expectativas” para o aprofundamento das relações comerciais entre Brasil e Peru e ressaltou a iniciativa de Goiás no sentido de divulgar as potencialidades do Estado junto a investidores do país andino. Ele vê cenário positivo e cita a força da economia goiana como grande produtor de alimentos. 

Ao lado do vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, o vice-governador José Eliton destacou o esforço de Goiás no sentido de estreitar as relações comerciais com o Peru, país que mantém índices elevados de crescimento e que soube superar a fase mais aguda da crise financeira internacional com equilíbrio na sua economia e contas públicas.   

José Eliton observou que Goiás possui relações comerciais com 160 países e busca intensificar o processo de internacionalização de sua economia. “Existem espaços para ampliar as relações comerciais com o Peru”, disse. Segundo o vice-governador, Goiás vai integrar o eixo logístico que terá no futuro um grande impacto com a viabilização do projeto da ferrovia bioceânica. 

O chefe de Promoção do Setor Comercial da Embaixada do Brasil no Peru, Alex Guimarães, também mencionou o projeto de conexão ferroviária bioceânica que visa cruzar o Brasil até uma saída para o oceanoo Pacífico, no Peru, uma das grandes apostas capitalizadas pela China. Alex, durante apresentação no seminário, destacou que as empresas brasileiras no Peru geram 20 mil empregos diretos.

Da recepção do embaixador do Brasil no Peru à delegação goiana também participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves; o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindifargo), Heribaldo Egídio Silva; o diretor do Sindicato de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival; o presidente do Sindicato das Indústrias de Etanol e Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar), André Rocha; o presidente do Grupo Caramuru, Alberto Borges de Souza; diretor do Grupo Nutriza/Olvego, Gustavo Tomazini; diretor da Só Trigo, Alexandre Moura; presidente da Alca Foods, Roberval Martins, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano; o vereador Denício Trindade, representante da Câmara Municipal de Goiânia; o superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William Leyser O´Dwyer e Thiago Camargo Lopes, superintendente executivo de Planejamento da Segplan. 

Fotos:
Embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo Lopes; vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton; vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano; e presidente da Câmara de Comércio Peruano-Brasileira (Capebras), Miguel Vega integram foto oficial da delegação goiana ao Peru
 

Vice-governador José Eliton, ao lado da esposa Fabrina Müller, durante troca de presentes com o embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo Lopes e esposa.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo