Embaixador chinês visita Daia e Porto Seco em Anápolis


Superintendentes de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer (Executivo) e Luiz Medeiros acompanharam Li Jinzhang e demais integrantes da delegação chinesa

O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve no último fim de semana em Anápolis. Acompanhado por assessores que integram setores estratégicos da embaixada, ele veio para conhecer o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e o Porto Seco Centro-Oeste.

A visita é resultado de seminário realizado no começo do mês pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (SED) – por meio de sua Superintendência Executiva de Comércio Exterior -, em Brasília, dirigido aos países integrantes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Na ocasião, o potencial logístico e econômico do Estado apresentado chamou a atenção do embaixador chinês, que aceitou convite do superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, para conhecer o município.

O embaixador se disse impressionado e surpreso com a estrutura logística dos locais visitados. Sobre o Daia, ele demonstrou especial interesse pelos polos farmacêutico e automobilístico. Li Jinzhang disse que vai solicitar que a ministra de Economia da China faça uma visita a Goiás para também conhecer o potencial econômico do Estado, e, com isso vislumbrar a possibilidade de aumentar a pauta de comércio entre chineses e goianos.

Hoje, a China é o principal parceiro comercial de Goiás.  No ano passado, eles foram responsáveis por 27% das exportações e por cerca de 6% das importações goianas.  De acordo com o superintendente de Comércio Exterior da SED, Luiz Medeiros Pinto, os chineses, naquele encontro realizado em Brasília, demonstraram interesse em fazer acordos na área de Ciência e Tecnologia, e também de conhecer a política de atração de investimentos oferecida pelo Estado para o capital estrangeiro. Segundo ele, o embaixador se comprometeu a intermediar negócios entre as empresas das duas partes e promover reunião de negócios entre eles. 

Além do embaixador,  fizeram parte da delegação chinesa o ministro da Embaixada , Wang Wei; o conselheiro e chefe do setor de Ciência e Tecnologia, Mo Hong Jun; conselheiro e chefe do setor de Cultura, Shi Zequn; primeiro-secretário da Embaixada, Yuan Jianqiang; primeira-secretária e chefe de Assuntos Políticos e Intérprete do Embaixador, Chen Feng; primeiro-secretário chefe do Setor de Políticas Econômicas e Comerciais, Su Mingsheng; e Li Chang, Adido do Setor de Políticas Econômicas e Comerciais.

O superintendente William O’Dwyer representou o Governo de Goiás. Estiveram presentes, ainda, o superintendente de Comércio Exterior, Luiz Medeiros Pinto,  e o secretário de Desenvolvimento de Anápolis, Air Ganzarolli. 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo