Embaixador alemão elogia processo de internacionalização da economia goiana


Encontro também serviu para avaliar missão internacional ao país europeu liderada pelo governador Marconi Perillo em outubro último

O superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), William O’Dwyer, e o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, estiveram reunidos recentemente com o objetivo de avaliar as atividades da missão comercial empreendida pelo Governo de Goiás àquele país em outubro último.

Foi a terceira visita do diplomata alemão ao Estado desde que ele assumiu a embaixada em Brasília (DF). Segundo ele, há interesse da Alemanha em intensificar as relações comerciais com Goiás. “É um estado muito promissor. Temos muito interesse em estreitar laços e firmar parcerias com os goianos”, declarou. Dirk Brengelmann também revelou que, após a passagem da delegação liderada pelo governador Marconi Perillo pelo seu país, investidores alemães estão em contato frequente com empresários goianos. 

Fatores como logística e infraestrutura chamaram a atenção do embaixador. Ele citou como exemplo o Porto Seco em Anápolis, destinado à armazenagem e movimentação de mercadorias importadas ou destinadas à exportação, que contribui bastante com o processo de internacionalização da economia goiana. A localização do Estado também foi elogiada por Brengelmann. “Goiás é privilegiado. Fica exatamente no centro do Brasil, o que viabiliza ainda mais a comercialização de seus produtos”, disse.

Avaliação
De acordo com o superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, a missão comercial empreendida pelo Governo de Goiás à Alemanha foi muito importante para ampliar as relações no que diz respeito aos setores de logística, fármaco-químico e agroindustrial. Destaque para a visita às empresas Heineken e Gerresheimer, cujo desdobramento resultou em assinatura de Protocolos de Intenções para instalação de filiais em Goiás.

Segundo o superintendente, o processo de aproximação comercial do Estado com o país continuará. “Vamos trabalhar para que as relações com de Goiás com a Alemanha sejam ainda mais próximas”, explicou. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta comandada pelo vice-governador José Eliton, será a responsável por liderar o processo. Também participaram da reunião o superintendente de Comércio Exterior, Luiz Medeiros, e o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento do Estado / Fundo de Financiamento Constitucional do Centro-Oeste (CDE/FCO), Danilo Ferreira Gomes, além de outros integrantes da SED.

ENTREVISTA
“O Governo de Goiás está engajado em promover o desenvolvimento de sua economia. Isso é louvável”. A declaração é do embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, que visitou o Estado neste mês. Ele foi recebido pelo governador Marconi Perillo e pelo superintendente executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer.  Em rápida entrevista, ele também elogia o trabalho do governador Marconi Perillo e do vice-governador e titular da SED, José Eliton.

Qual o objetivo de sua visita ao Estado?

Dirk Brengelmann – É a terceira vez que venho a Goiás, mas essa passagem é especial. Estamos avaliando a missão comercial que o governador Marconi Perillo liderou em outubro ao meu país e chegamos à conclusão que os resultados são muito bons. Além dos acordos já anunciados, como a instalação da Heineken, por exemplo, empresas alemãs estão em permanente contato com empresários goianos. São boas as chances de que várias parcerias sejam celebradas. 

De tudo que o senhor conheceu de Goiás, quais aspectos mais o impressionaram?

DB – Especialmente, fiquei impressionado com fatores como localização, infraestrutura e logística. O Porto Seco, por exemplo, é muito importante para que o Estado consolide o processo de comercialização de produtos. 

O Governo de Goiás realizou, só neste ano, sete missões comerciais ao exterior. Um dos principais objetivos é internacionalizar a economia do Estado. Como o senhor avalia isso?

DB – É um processo muito importante para todo o Brasil e Goiás está em vantagem por ter um governador e um vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico que criam alternativas para fortalecer as relações comerciais do Estado. Percebo que o Governo de Goiás está engajado em desenvolver sua economia. O Estado tem captado novos investimentos e buscado constante aprimoramento tecnológico. Isso é louvável. 

Na sua opinião, como está esse processo de internacionalização da economia goiana?

DB – Percebo que, com relações ao comércio de produtos e serviços, e também no que diz respeito ao processo de atração de investimentos, Goiás está muito bem inserido. Quero aqui destacar outro ponto: é que a internacionalização da economia vai além destas duas questões. É importante que haja intercâmbios culturais e também entendo que o Estado tem trabalho neste sentido. O caminho já foi encontrado e, agora, é seguir adiante. 

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487, 3201-5488

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo