Emater leva tema Fruticultura do Cerrado à Agro Centro-Oeste 2016


A Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), participará da 14ª Agro Centro-Oeste Familiar. A feira será realizada entre os dias 27 e 29 de abril no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano. A Agência irá oferecer cursos e atendimento em stand sobre o tema Fruteiras do Cerrado.

Processamento de frutos do cerrado, filetagem de peixe e pastejo rotacionado serão alguns dos temas abordados em oficinas. O minicurso Fruteiras do Cerrado também será ofertado durante o evento.

A extensionista social da Emater Janete Rocha destacou que o tema Fruteiras do Cerrado foi escolhido porque a cidade de Urutaí fica numa região rica nos frutos específicos desse bioma: a Região da Estrada de Ferro. Com a temática, a Emater busca atender o interesse de produtores da região pelo cultivo das fruteiras.

“Ainda dentro do stand, teremos a presença de um técnico da Emater que atua na região para fornecer informações sobre o assessoramento técnico aos produtores”, destacou a extensionista. Janete Rocha informou ainda que o stand também contará com um extensionista da área social para prestar atendimento.

Minicursos
O engenheiro ambiental da Emater Léo Lince do Carmo Almeida ressaltou que os minicursos irão fornecer ao produtor rural informações sobre tecnologia, sustentabilidade e agricultura familiar. Leo Lince destacou que as atividades também trabalhar questões referentes a geração de renda e qualidade de vida.

O engenheiro será responsável pelo minicurso Fruteiras do Cerrado. De acordo com Léo Lince, o curso pretende mostrar ao produtor que os frutos do bioma têm nutrientes e sabor diferenciado, e que podem servir como fonte de renda e integrar a alimentação humana. De acordo com o engenheiro, o minicurso tem ainda como objetivo ajudar na conservação da biodiversidade do Cerrado.

A feira
O objetivo da Agro Centro-Oeste Familiar 2016 é promover a agricultura familiar como segmento produtivo para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros para a população.

Entre as atividades do evento, estão palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, demonstração de tecnologias e encontros. Dia de campo, visita técnica, seminário científico e atividades culturais também fazem parte da programação do evento.

Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e agricultores familiares estarão presentes na feira. Também vão participar do evento representantes de órgãos do governo.

As inscrições para participar da feira e das atividades poderão ser feitas, em breve, no site do IF Goiano de Urutaí ou na data de início do evento.

Serviço: 14 ª Agro Centro-Oeste Familiar
Data: 27 a 29 de abril
Local: Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Endereço: Rodovia Geraldo Silva Nascimento, Km. 2,5, Zona Rural – Urutaí – GO
Participação gratuita

Fonte: Supervisão de Comunicação da Emater
Informações: (62) 3201-8814 / comunicacao.ematergo@gmail.com

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo