Em Campos Verdes de Goiás, SIC alinha ações para exploração de esmeraldas
Audiência foi realizada na Câmara de Vereadores por representantes da Semad, Agência Nacional de Mineração, Prefeitura Municipal, Fieg, vereadores e empresários do setor
O Governo de Goiás participou, por meio das secretarias de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de reunião entre a Agência Nacional de Mineração, Prefeitura de Campos Verdes de Goiás, Legislativo Municipal e mineradores. A audiência aconteceu na sexta-feira (03/02), na Câmara de Vereadores de Campos Verdes.
O objetivo do encontro foi alinhar ações voltadas à regularização da exploração de esmeraldas no município. A ação é coerente às tratativas do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) no que diz respeito à sustentabilidade e planos de parcerias, além de tratar dos desafios do pequeno minerador.
Goiás firmou parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), para o arranjo produtivo local de Campos Verdes e muitas das ações previstas convergem com as demandas do acordo firmado com a Semad. O acordo proposto é um termo de compromisso de regularização ambiental para que os mineradores tenham maiores possibilidades de investimentos e aumento da competitividade.
As mineradoras em Campos Verdes são de micro e pequenos mineradores. A qualidade das esmeraldas do município teve o pedido de reconhecimento da indicação geográfica para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), como referência na extração, transformação e comercialização de pedras preciosas de esmeraldas. O projeto foi feito em parceria com o Sebrae. Esse reconhecimento valoriza o produto explorado.
Segundo a Superintendente de Mineração, Lívia Parreira, a reunião demonstra que o plano de parcerias institucionais é o melhor caminho para fomentar e apoiar o setor produtivo de mineração em Goiás. Também participaram da reunião representantes da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), vereadores e cooperativas.
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Divulgação/UFG