Cotações semanais dos produtos goianos subsidiam decisões de produtores


Atualização é feita semanalmente, com disponibilização dos dados no site da SED, além de jornais e tevês

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da equipe de Estudos de Mercados, Estatísticas e Acompanhamento de Safras, da Superintendência de Política Agrícola e Agronegócios, realiza semanalmente o levantamento das cotações dos principais produtos comercializados no estado de Goiás. O objetivo é disponibilizar esses dados aos produtores de forma a subsidiá-los na tomada de decisões na hora de vender os seus produtos.

Segundo o engenheiro agrônomo Juarez Gomes Bucar, coordenador desse trabalho, a coleta dos preços ao produtor é feita em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), também jurisdicionada à SED. Os técnicos fazem o levantamento, com até três preços em cada um dos municípios avaliados, nos três primeiros dias úteis da semana, e enviam os dados para a Coordenação de Estudos de Mercados, Estatísticas e Acompanhamentos de Safras.

Ali os dados são tabulados a partir de uma média dos preços enviados pelos técnicos da Emater e sistematizadas planilhas que são disponibilizadas a partir de sexta-feira aos produtores de todo o estado, pelo site da SED – www.sed.go.gov.br e pelos jornais e tevês, entre eles o jornal O Popular e a TV Brasil Central.

O material disponibilizado pela SED contém, também, o maior e o menor preço de cada produto no estado, além do preço médio encontrado durante a semana. É disponibilizado ainda um gráfico com o preço médio de cada produto por cidade de produção ou comercialização nos três últimos anos.

Produtos e cidades
Os principais produtos cotados pela equipe da SED são: algodão em pluma, alho, arroz em casca, banana nanica, feijão carioca, milho, soja e tomate de mesa. Da pecuária, são cotados: boi gordo para corte, vaca gorda para corte, bezerro até um ano, bezerro de um a dois anos, boi magro com mais de dois anos, novilha de dois a dois anos e meio, vaca comum solteira, vaca comum com cria, suíno tipo carne, suíno tipo banha e ovo caipira.  

São 18 as cidades que mais se destacam em produção ou comercialização desses produtos: Anápolis, Bom Jesus, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Ipameri, Itaberaí, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde e São Luís de Montes Belos. Produtos como o feijão, o milho e a soja são produtos ou comercializados em praticamente todos esses municípios. O arroz em casca tem maior volume de negócios em Ceres, Cristalina, Formosa, Inhumas e Rio Verde; o algodão em pluma, em Cristalina e Rio Verde.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo