Conesan realiza reunião ordinária e apresenta balanço de ações
Superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio de Lima também participou do encontro de trabalho
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Conesan-GO) realizou nesta quarta-feira (09/12) sua 68ª Reunião Ordinária. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Representando o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico José Eliton, o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, e cerca de 30 representantes das entidades filiadas ao conselho, participaram da reunião que deliberou sobre importantes ações do ano de 2015.
O Conesan tem como objetivo analisar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Goiás. Para Rita de Cássia, secretária executiva do Conselho, as parcerias estabelecidas neste ano contribuíram de forma importante ao projeto de erradicação a fome. “É um conselho que contribui muito para a erradicação da extrema pobreza, a chamada insegurança alimentar”, afirma. “Um dos objetivos do Conesan é desenvolver projetos que visam à inclusão social, a geração de renda e consequentemente a segurança alimentar, por meio de parcerias público-privadas”, conclui a secretária executiva do Conselho.
Ao cumprimentar os presentes, Antônio Flávio acrescentou que o conselho “é uma das entidades mais representativas de Goiás”, cujos membros demonstram “interesse, vontade e satisfação” em contribuir. O superintendente de Agricultura ressaltou que o Conesan discute temas importantes e necessários para sociedade, reforçando que a luta pela segurança alimentar fica mais fácil quando há um apelo por parte da sociedade.
Segundo Nirlan Arruda de Abreu, secretário administrativo do Conselho, cerca de 40 mil famílias, somando mais de 193 mil pessoas, foram beneficiadas com o Projeto Doação Simultânea, criado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para doação de alimentos. A Conab adquire alimentos dos agricultores familiares e doa para entidades filantrópicas cadastradas. Para que esses repasses sejam realizados de forma correta, o Conesan faz o monitoramento e assessora a distribuição desses alimentos.
Outra pauta importante da reunião foi a aprovação, por meio do Conselho, do recurso de mais de R$ 1 milhão para modernização e aquisição de equipamentos para o banco de alimentos das Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa). Essa nova estrutura visa evitar o desperdício de alimentos, além de garantir o armazenamento e manuseio correto dos itens que serão doados as entidades.
A terceira deliberação da reunião ficou a cargo do processo junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para pleitear verba, de R$ 367 mil, para aquisição de bens e equipamentos para estruturação do Conesan, que visa também garantir apoio a encontros, seminários e capacitação de pessoal. O resultado do pleito deve sair no próximo ano.
A reunião foi dirigida pela presidente do Conesan, Dinair Pereira Duarte Furtado, que presenteou os membros com kit incluindo sementes orgânicas para o plantio saudável.
Conesan é uma instituição sem fins lucrativos, que tem, entre outros objetivos, a proposta de monitoramento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Estado de Goiás. A entidade trabalha com ações preventivas relativas ao aumento populacional e a produção/consumo de alimentos, produção agrícola de alimentos em Goiás, entre outros.
Fotos: André Saddi
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487, 3201-5488