Comércio Exterior: Embaixador Sérgio Eduardo Moreira visita SED


O embaixador Sérgio Eduardo Moreira, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) – vinculada ao Ministério das Relações Exteriores – foi recebido pelo vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, em seu gabinete no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Os superintendentes William O’Dwyer (executivo; Comércio Exterior) e Luiz Medeiros (Comércio Exterior) acompanharam a visita do embaixador.

Sérgio Moreira esteve em Goiânia para participar de encontro acadêmico com foco em Relações Internacionais em uma universidade da Capital. Afirmou que fez questão de visitar o vice-governador em agradecimento à receptividade e apoio que sempre encontrou junto ao Governo de Goiás e ao governador Marconi Perillo. Presenteou José Eliton com exemplares de livros publicados pela Fundação Alexandre de Gusmão e ainda apresentou plataforma online desenvolvida pela instituição para divulgar livros de várias disciplinas ligados ao tema.

O acervo da Funag conta com mais de 600 obras que podem ser acessadas gratuitamente por qualquer pessoa, por meio do site da fundação. “O que queremos é contribuir com conhecimento e desenvolvimento dos cursos de Relações Internacionais no País”, disse o embaixador.

“Muito bom conhecer de perto iniciativas que ‘democratizam’ o saber. Tenho convicção de que isso contribui em muito com a qualidade dos estudos oferecido pelas universidades”, comentou o vice-governador. “Entender melhor o papel da Funag nos permite, por exemplo, sugerir à Universidade Estadual de Goiás (UEG) novas parcerias e projetos de integração no campo das relações internacionais”, acrescentou.

Saiba Mais:
A Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) foi criada em 1971 e é uma fundação pública que tem como objetivos promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais e da história diplomática do Brasil; realizar estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais; divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais.

A fundação conta com duas unidades: o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD). Realiza edição e reedição de livros sobre história diplomática do Brasil, política externa brasileira e temas de relações internacionais relevantes para a diplomacia brasileira. Também atua na edição de teses do Instituto Rio Branco e dos Cursos de Altos Estudos, elaboradas por diplomatas em seus cursos de capacitação. E realiza cursos para diplomatas estrangeiros.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo