Coleção de Pequizeiros vence Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente


Emater, jurisdicionada à SED, foi a grande vencedora da categoria Biodiversidade

 

Na noite da última quinta-feira (26/11), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) consagrou-se vencedora da categoria Biodiversidade do 14º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. O concurso, disputado por mais de 60 inscritos, elegeu o projeto Coleção de Pequizeiros, executado pela Emater, como o mais importante trabalho de proteção de espécies de Goiás.

 

O projeto Coleção de Pequizeiros é desenvolvido pelos pesquisadores e técnicos Elainy Botelho Carvalho Pereira, Luiz César Ganfolfi, Job Carneiro Vanderlei e Idalina Dias Carneiro da Silva, da Emater; e Ailton Vitor Pereira, da Embrapa Produtos e Mercados, de Brasília. Concorreram com a Agência os projetos Ser Natureza, de revitalização dos córregos Jatobá e Várzea Alegre, de Nova Glória, e Verde Vida, projeto de fixação de carbono e emissões evitadas, de Goianésia. 

Pela primeira vez em todas as edições, o resultado do Prêmio foi divulgado somente durante a cerimônia de premiação. A equipe responsável pelo projeto foi representada pelo presidente da Eamter, Pedro Arraes, e pelos pesquisadores Elainy Botelho e Ailton Pereira.

 

Coleção de Pequizeiros

A Coleção de Pequizeiros é um projeto da Emater que teve início há 15 anos, com o desenvolvimento de um pacote tecnológico para produção de mudas de pequi. De acordo com Elainy Botelho, não existia precedente de produção de mudas da fruteira até então. A coleção, no entanto, começou a ser formada em 2008 e hoje conta com 3 mil variedades de pequi. “O mais importante de receber esse prêmio é mostrar à sociedade o trabalho que a Emater está desenvolvendo e deixando de herança. Trabalho que serve para outras regiões do Brasil e, principalmente, para Goiás”, avaliou a pesquisadora.

 

Para Pedro Arraes, receber um prêmio do Crea é um reconhecimento do trabalho e mostra que a Emater está no caminho certo. “É uma grande satisfação receber esse prêmio com a honrosa chancela do Crea. A Emater trabalha para ser reconhecida como a Agência de Inovação Rural do Estado de Goiás e esse prêmio significa que estamos avançando nesse objetivo”, afirmou.

 

O presidente da Emater comentou ainda o que o projeto representa para Goiás. “Esse é um trabalho que terá um impacto muito grande para as futuras gerações por ser a única coleção do mundo. São mais de 3 mil acessos diferentes de pequi, que podem ter frutos de tamanhos e cores diferentes, ter espinhos ou não, com árvores maiores e menores”, explicou. “O trabalho é árduo e prolongado. Hoje, o nosso aplauso cabe aos pesquisadores que tiveram perseverança de conduzir esse trabalho”, parabenizou ainda Pedro Arraes.

 

Sustentabilidade

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Goiás (Crea Goiás), Francisco Almeida, destacou que o prêmio buscou reconhecer ações realmente comprometidas com a sustentabilidade. “Nosso objetivo é mostra à sociedade o que vem sendo feito em prol do desenvolvimento sustentável e por quem esse trabalho é realizado em Goiás. Queremos valorizar o serviço daqueles que, como o Crea Goiás, são comprometidos com a vida”, defendeu o presidente.

 

O 14º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente foi disputado nas categorias Biodiversidade, Inovação Tecnológica, Elementos Naturais, Sociedade Sustentável e Imprensa.  

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater. Texto de Gilmara Roberto e fotos de Nivaldo Ferr.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo