Centros Vocacionais Tecnológicos móveis atenderão mais de sete mil famílias no campo


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) iniciou os processos licitatórios para a aquisição de um caminhão e três contentores (estilo contêiner) e para contratação da empresa que irá equipar os laboratórios móveis destinados à transferência de tecnologia aos produtores do setor de agricultura familiar do Estado. Com essa iniciativa, o Governo de Goiás busca oferecer cursos em comunidades onde não há estrutura física para a sua realização.

 

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) móveis serão carretas-laboratórios que vão atender mais de sete mil famílias de pequenos agricultores em sete territórios rurais, com cursos de qualificação profissional (duração aproximada de 200 horas) e de formação inicial e continuada (entre 40 e 100 horas). A previsão é de que os CVTs móveis entrem em operação no início do próximo ano.

 

Para implementar o projeto, que será desenvolvido em sistema de rodízio nos territórios rurais, a SED assinou em fevereiro convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O convênio garante recursos federais da ordem de R$ 1,8 milhão, além da contrapartida de R$ 250 mil do governo estadual. Nesta primeira etapa, serão equipados três laboratórios, sendo dois de Microbiologia e Processamento de Alimentos e um de Tecnologias Sociais. As outras duas etapas previstas incluem a mesma configuração, totalizando três caminhões e nove contentores.

 

O objetivo é contribuir para uma melhor produtividade, agregando novos valores aos produtos. “Os que produzem mandioca, por exemplo, podem embalar ou processar toda a produção ou em parte, fazendo farinha ou polvilho, e, assim, melhorar a sua produtividade”, explica José Teodoro Coelho, gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da SED, citando o laboratório de Microbiologia e Processamento de Alimentos. Segundo ele, o laboratório de Tecnologias Sociais, por sua vez, levará aos produtores noções de associativismo, cooperativismo, uso de energia solar, uso da água, entre outros temas.

 

A SED já definiu o cronograma de atendimento dos territórios, de acordo com a sua vocação, para que todos possam ser contemplados. Cada laboratório, instalado no contentor, deve permanecer em determinado território por cerca de três a quatro meses, para que toda a demanda seja atendida. Um caminhão fará o deslocamento dos três contentores de um lugar para outro.

 

Os sete territórios rurais do Estado de Goiás são: Vale do São Patrício, Vale do Rio Vermelho, Médio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Vale do Paranã, Estrada de Ferro e Águas Emendadas.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo