Andamento de projeto de recuperação de bacias é apresentado à Saneago


O presidente da Saneago, José Taveira Rocha, recebeu o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, nesta quarta-feira (3/8). Em audiência realizada na sede da empresa de saneamento, em Goiânia, os gestores discutiram o andamento do projeto de recuperação das bacias hidrográficas do Ribeirão Piancó e do Ribeirão João Leite.

Com apoio do Ministério Público de Goiás, o projeto foi elaborado e apresentado à Saneago em fevereiro deste ano. A empresa irá investir recursos financeiros e arcar com a contratação de seis técnicos. Selecionados e capacitados pela Emater, esses profissionais irão implementar práticas sustentáveis de gestão da água entre produtores inseridos na região das bacias.

Pedro Arraes destacou que o plano de trabalho para execução do projeto está pronto e que a seleção dos técnicos está na fase final. Para o presidente da Emater, as parcerias e todos os agentes são importantes, mas o protagonista das ações sustentáveis é o produtor rural. “É ele quem cuida da preservação e, para que o produtor faça isso, é preciso garantir renda”, avaliou.

“Ou fazemos esse trabalho agora, ou será tarde demais”, avaliou José Taveira a respeito da urgência de se investir em ações de gestão da água em Goiás. O presidente da Saneago destacou ainda a importância de envolver outras instituições para que os projetos alcancem resultados efetivos. Entre as unidades mencionadas estão a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

Supervisão de Comunicação da Emater

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo