Aftosa: prazo para declaração de vacinação vai até dia 12


Esta é a primeira etapa da vacinação. Em novembro será realizada segunda etapa,mas somente rebanho com idade entre 0 e 24 meses será alvo da campanha 

Foi prorrogado até a próxima sexta-feira (12/06) o prazo para que produtores rurais goianos comprovem a vacinação de seu rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa. A Agrodefesa, órgão jurisdicionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), estendeu o prazo, que venceria no dia 8 de junho, devido aos feriados com ponto facultativo ocorridos em maio e no início deste mês.

 Segundo o presidente da Agrodefesa, Artur Toledo, cerca de 80% dos produtores comprovam que vacinaram seus rebanhos nos próprios escritórios do órgão no interior do Estado que ficaram fechados nos dias de feriado prolongado. 

Ainda de acordo com o presidente, o relatório final com os produtores que vacinaram os rebanhos será divulgado no início do mês de julho, tendo início em seguida o trabalho de vacinação assistida. Aqueles que não tiverem vacinado o gado vão receber visitas de técnicos da Agrodefesa, que acompanharão a vacinação no local. Nesse caso, o produtor será multado em R$ 7 por animal não vacinado. Artur Toledo disse ainda que os produtores que vacinam o rebanho e que não declaram também serão multados, mas em um valor menor: R$ 60 por propriedade.

 Esta é a primeira etapa da vacinação. No mês de novembro será realizada uma segunda etapa, mas, dessa vez, somente o rebanho com idade entre 0 e 24 meses será alvo da campanha. Segundo o presidente da Agrodefesa, o objetivo desse segundo momento é proteger também os animais que nasceram após a primeira etapa da campanha.

Mais informações também pelo site www.agrodefesa.go.gov.br

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo