Abertas inscrições para segunda edição do Elas Exportam

Programa desenvolvido pelo MDIC e pela ApexBrasil busca aumentar participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior

Edital conjunto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da ApexBrasil lançou, nesta quarta-feira (7/2), a segunda edição do Elas Exportam, programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, feito em 2023, constatou que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem preponderância feminina em seus quadros societários.

A primeira edição, no ano passado, recebeu mais de 500 inscrições e culminou em 20 duplas de mentoria – reunindo, de um lado, empresárias experientes em comércio exterior, e, de outro, empresas lideradas por mulheres que pretendem começar a exportar.
Na segunda edição, serão 30 duplas, com foco nos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil. Interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição até as 23h59 de 23 de fevereiro.

Os encontros das participantes ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2024 e terão o formato de mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários.

Todas as candidatas que cumprirem as condições de participação serão avaliadas de acordo com os critérios de seleção descritos no edital. A partir do ranqueamento, as equipes técnicas do MDIC e da ApexBrasil farão o cruzamento dos dados para definir as duplas. A comunicação do resultado da seleção será feita pelos e-mails informados no ato de inscrição.

Mais informações: www.gov.br/mdic

Fonte: MDIC
Foto: MDIC

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo