SED participa de evento da Agrodefesa em celebração a 20 anos sem aftosa


O secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, participou hoje (30) pela manhã de evento realizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que marcou o início da 2ª etapa da campanha de vacinação, além de divulgar um balanço dos últimos 20 anos de vacinação contra aftosa. O evento foi realizado na sede do Fundepec e contou com a presença do governador Marconi Perillo e representantes do setor.

O governador Marconi Perillo, em sua fala, ressaltou que há 16 anos Goiás conquistou o Certificado de Reconhecimento Internacional de Zona Livre de Aftosa com vacinação, e neste ano conquistou o Certificado de Zona Livre de Peste Suína Clássica. “Esses números tão positivos são parte do legado que deixamos, nessa era de desenvolvimento que Goiás ainda está vivendo”.

Marconi Perillo destacou ainda os resultados alcançados pelas missões comerciais internacionais e o crescimento da balança comercial. Lembrou que em 1998 Goiás exportava para 50 países e hoje as exportações são para mais de 160 países, com diversificação de produtos. “Apesar das dificuldades, estamos produzindo riquezas. Goiás responde por 10% da produção nacional de alimentos”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, “Conquistamos a credibilidade perante os países quanto à ausência de doença no rebanho bovino e suíno do nosso Estado e isto resulta em ganho de novos mercados importantes da carne e seus produtos”, pontuou, em entrevista, o secretário.

Maronezi destacou ainda a atuação da Agrodefesa. “A Agrodefesa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, tem trabalhado para garantir este status sanitário para o Estado e mantém diversas ações de vigilância ativa e passiva em todos os locais onde existam porcos ou javalis”, explicou o secretário de Desenvolvimento.

Segundo o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, o encontro visa mostrar os resultados satisfatórios obtidos nas últimas duas décadas de campanha. “São avanços espetaculares, que vem desde a erradicação da febre aftosa ao reconhecimento internacional de área livre com vacina para Goiás”, diz ele. O presidente afirmou, ainda, que as ações sanitárias da Agrodefesa viabilizaram a abertura de novos mercados.

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo