Governador faz vistoria às obras do Itego em Santo Antônio do Descoberto

Leopoldo Fernandes /SED

A população de Santo Antônio do Descoberto e região do Entorno contará, em breve, com uma unidade do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego). As obras foram vistoriadas nesta quinta-feira (22/06) pelo governador Marconi Perillo, acompanhado por Francisco Pontes titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura e Pecuária (SED), pasta responsável pelos Itegos.

Prevista para ser inaugurada em agosto- quando já se deve iniciar as matrículas para os cursos – a nova unidade, que integra a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego), ofertará cursos técnicos e superiores. As áreas são: Logística, Gestão, Alimentos e Bebidas (lácteos), Confecção e Tecnologia da Informação.

Marconi Perillo destacou que a importância do Itego, que é a maior obra em andamento no município, é a mudança que o Instituto vai provocar na vida dos cidadãos. “Milhares, dezenas de milhares de jovens, de cidadãos e cidadãs de Santo Antônio do Descoberto vão ter uma profissão e vão garantir o seu acesso ao mercado de trabalho graças a essa visão planejada nossa, hoje coordenada pelo secretário Francisco Pontes e pela superintendente Soraia”, frisou o Governador.

“O projeto de ampliação da Rede Itego vem ao encontro das nossas ações de atração de investimentos e empresas para Goiás, pois não basta trazermos as empresas, queremos que as vagas geradas por elas sejam ocupadas por nossos cidadãos”, analisa o secretário de Desenvolvimento Francisco Pontes.

Foram mais de R$ 10 milhões em investimentos para a construção desta unidade. Os recursos são do Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida de 15% sob o total dos investimentos do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED). A área, de 8,5 mil metros quadrados, foi doada pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto.

O Itego Sara Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira em Santo Antônio do Descoberto será a 18ª unidade da Rede Itego. Segundo o secretário Francisco Pontes, outras quatro unidades Itegos estão também com obras adiantadas. Entre os novos Itegos, previstos ainda para este ano, dois estão localizados da Região do Entorno: Valparaíso de Goiás e Formosa. Os outros dois serão em Mineiros e na Região Noroeste de Goiânia. “Pretendemos alcançar a meta de 30 unidades Itegos em Goiás até o final do próximo ano, buscando atender às demandas de todas as regiões do Estado”, frisa Pontes.

Dados
O Itego Sara Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira ocupa uma área construída de quase 6 mil metros quadrados, sua estrutura possui doze salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e outros dois grandes laboratórios. A capacidade anual de atendimento em período integral é de até 1.200 alunos em cursos Técnicos de Nível Médio, sendo que com os cursos de Qualificação Profissional (FIC) este atendimento poderá atingir a marca de até 5 mil alunos por ano.

Além da qualificação para o desenvolvimento profissional, o ITEGO irá oferecer serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT), que são atividades que envolvem transferência de tecnologia, prestação de serviços tecnológicos voltados aos Arranjos Produtivos Locais e a promoção e fortalecimento de ambientes de inovação.

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo