Artesãos goianos expõem no 1º Salão Original, em São Paulo


Começa na próxima quinta-feira (20/10) o 1º Salão Original no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo. O artesanato goiano estará representado por artesãos, associações e cooperativa. A participação no evento é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio do Programa do Artesanato Goiano da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas (SUMPE), e o Sebrae Goiás. O Salão segue até domingo (23/10).

O secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, percebe o salão como uma oportunidade do Estado de Goiás mostrar a sua potencialidade, além de estimular a formação de grupos de produção e impulsionar a comercialização. “É de suma importância para os artesãos do nosso estado, que Goiás participe de um evento desta magnitude. Este evento é uma vitrine para nosso artesanato. É muito importante estimularmos a nossa arte, valorizarmos a nossa cultura”, ressalta Maronezi.

“Este salão de artesanato no Anhembi em São Paulo é muito importante para que possamos mostrar para o Brasil e o mundo a grandeza do Artesanato Goiano”, explica André Franco, Gerente de Artesanato da SED/GO. Segundo ele, além do grande avanço quantitativo que Goiás vem obtendo nos últimos anos no setor do artesanato, com o cadastramento de 5.277 artesãos e trabalhadores manuais desde 2013, o Estado de Goiás tem se destacado também na comercialização de peças de artesanato, tendo ficado em 4°. lugar dentre as 27 unidades da federação nas duas últimas edições da FENEARTE de Olinda, a maior feira de artesanato da América Latina.

Participantes

Quem visitar o estande de Goiás no 1°. Salão Brasil Original vai poder encontrar as principais tipologias artesanais do nosso estado: cerâmica, fibras vegetais, madeira, bordados, e peças feitas com material reciclado. Vai poder também apreciar a arte das renomadas artesãs goianas, Maria de Fátima Dutra Bastos (Fatinha) e Milena Curado de Barros. O público que for ao 1°. Salão Brasil Original verá de perto também as peças em material alternativo que fizeram parte das Olimpíadas Rio 2016 da artesã Sherol Vinhas. 
Sucesso garantido de público em todas as feiras de artesanato do Brasil, os ipês em TNT da artesã Waldira Maria Rodrigues e as esculturas do universo caipira do artesão Carlos Antônio serão destaques também neste salão de artesanato.

Apesar dos seus 75 anos de idade, José Alves Cambota, o Mestre Cambota, da Feira do Cerrado de Goiânia, fará sua estreia em uma feira nacional com suas imagens feitas a partir de tocos do Cerrado. Outro destaque da Feira do Cerrado que participará do 1°. Salão Brasil Original é o artesão Reinaldo Alves Pereira, que faz peças artesanais utilizando folhas secas do Cerrado e o buriti como matérias-primas da sua arte.

De Olhos D´Água, um dos principais berços do artesanato goiano, o público poderá apreciar as mandalas, guirlandas, espíritos santos, e flores esqueletizadas do Cerrado, da artesã Ivanilde Reis de Nascimento.

Associações

O estande de Goiás terá espaço também para o trabalho coletivo de três associações e de uma cooperativa. A Associação dos Artesãos de Cristalina levará para São Paulo as peças do famoso Artesanato Mineral do município. O artesanato de Pirenópolis estará representando no 1°. Salão Brasil Original pelas joias artesanais da Associação dos Artesãos em Prata de Pirenópolis. A terceira associação do interior é também a mais antiga do Estado de Goiás: a Associação Adelino de Carvalho de Ipameri, que trabalha com jovens do município capacitando-os a produzirem cerâmicas utilitárias há exatos 50 anos. O artesanato coletivo da capital será representado pela Cooperativa Ana Carol (Bordana) vencedora este ano do prêmio Top 100 do Sebrae Nacional.

“O Sebrae/GO é o nosso principal parceiro neste salão de artesanato”, afirma o Superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SED/GO, Thiago Falbo. De acordo com o Superintendente Executivo de Indústria, Comércio e Serviços, Vitor Hugo Marques de Queiroz, “esta será a primeira de muitas parcerias no setor do artesanato entre o Sebrae/GO e o Programa do Artesanato Goiano”.

A principal artesã de Goiás, Fatinha de Olhos D´Água, várias vezes vencedora do Top 100 do Sebrae nos conta que sempre sonhou com este dia em que além das peças, os próprios artesãos estariam representando o Estado de Goiás em um evento nacional. “É uma emoção muito grande. Faço artesanato desde os seis anos de idade e será a primeira vez que teremos uma representatividade tão grande no estande de Goiás. Estou muito grata ao Programa do Artesanato Goiano e ao Sebrae/GO por nós proporcionar tudo isso depois de tantos anos, e de tantas lutas, em prol do Artesanato Goiano”, diz emocionada.

Serviço:
Feira de Artesanato Brasil Original
20 a 23 de Outubro 
Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo/SP

Mais informações:

André Franco (PAB/GO): (62) 3201-9797 
Vera Elias (Sebrae/GO): (62) 3250-2000

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo