Em Morrinhos, SED prestigia artesã de mais idade do País


Professora aposentada, Dorinta Paiva recebeu, neste final de semana, Carteira Nacional do Artesão

O superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Thiago Falbo, e o gerente de Artesanato André Franco estiveram em Morrinhos para entregar a Carteira Nacional do Artesão àquela considerada de mais idade no País: a professora aposentada Dorinta Paiva, que nasceu no dia 28 de março de 1907 – portanto, completará, nos próximos dias, 108 anos.

Dona Dorinta foi “descoberta” por meio do trabalho de cadastramento de artesãos que o Programa do Artesanato Goiano da SED realiza desde 2014, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e que já conta com mais de 2.500 cadastros feitos em todo o Estado.

“Acreditamos que se trate, na verdade, da artesã de mais idade ainda viva no mundo”, afirma o superintendente Thiago Falbo. Às vésperas do seu aniversário de 108 anos, a professora Dorinta Paiva trabalha em casa, onde produz diariamente artesanato em crochê e em renda frivolité para atender consumidores que adquirem suas peças em Morrinhos.

Dona Dorinta integra o grupo de 25 artesãos e trabalhadores manuais que receberam as Carteiras do Artesão e Trabalhador Manual naquela cidade, resultantes do trabalho de cadastramento realizado no município em novembro do ano passado. “Foi durante as comemorações do Dia do Artesão, transcorrido em 19 de março, que tivemos essa grata surpresa de conhecer dona Dorinta, uma senhora lúcida, ativa, encantadora e amada por todos em Morrinhos. Motivo de orgulho mesmo”, declarou Thiago Falbo.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5487, 3201-5463

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo