José Eliton participa, nos EUA, de debate sobre qualidade da Educação
Vice-governador representou o Estado no Programa Liderando Reformas Educacionais, promovido pela Universidade de Yale e Fundação Lemann
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, participou, entre os últimos dias 4 e 7 de março, nos Estados Unidos, de seminário sobre qualidade da educação. Promovido pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Yale, o Programa “Liderando Reformas Educacionais: desafios e oportunidades para os próximos quatro anos” abordou temas e desafios como formação de professores, inovações e uso de tecnologias digitais educacionais e a construção de padrões nacionais de aprendizagem.
As palestras do programa foram ministradas na sede da Universidade de Yale, em New Haven, no Estado norte-americano de Connecticut, e reuniram governadores, vice-governadores, secretários de Educação e parlamentares, além do ministro da Educação do Brasil, Cid Gomes. Os representantes dos Estados brasileiros, convidados pela Fundação Lemann, acompanharam palestras de renomados especialistas e autoridades em Educação de diversas partes do mundo, que compartilharam e discutiram suas experiências no enfrentamento aos desafios do setor colocados em debate pelo programa.
José Eliton viajou a convite da Lemann e representou o Governo de Goiás na série de debates promovida pelo Programa Liderando Reformas Educacionais. Ele estava acompanhado da secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira. O vice-governador disse que a participação do governo estadual na série de seminários foi importante principalmente para verificar de perto como diferentes países ao redor do mundo atuaram para melhorar e fortalecer a educação básica (ensinos fundamental e médio), especialmente na formação de professores, introdução de novas tecnologias e na implantação de uma base curricular comum.
“Com a contribuição dos debates promovidos durante o seminário, vamos promover, em Goiás, os estudos e definir as medidas necessárias para a implantação de redes de banda larga nas escolas, bem como os modelos de formação e capacitação de professores”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico.
“O foco do programa foi a discussão da base nacional comum, com o estabelecimento de um currículo escolar que evidentemente leve em conta as diferenças regionais brasileiras, a formação de professores e a implantação de redes e sistemas de internet em banda larga, garantindo a plena conectividade dos alunos e professores”, afirmou Raquel.
O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou durante as palestras do programa que o governo federal trabalha para que até meados do ano que vem a base curricular comum já esteja pronta para ser implantada no País. Segundo os participantes, a unificação curricular, respeitando as diferenças regionais, é fundamental para a redução das disparidades na formação dos alunos.
A participação do vice-governador nos seminários promovidos em parceria entre a Fundação Lemann e a Universidade de Yale ocorrem num momento em que Goiás é destaque no Brasil em função da significativa melhora do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os investimentos promovidos no mandato anterior do governador Marconi Perillo (2011-2014) elevaram Ideb do Ensino Médio da rede estadual do 16º para o 1º lugar no ranking nacional em menos de quatro anos. No Ensino Fundamental, Goiás tem hoje a segunda melhor rede de escolas do país.
Debates
Os debates foram conduzidos por professores de Yale e gestores educacionais norte-americanos. A Universidade de Yale, uma das mais renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do mundo, tem por tradição debater temas sociais, econômicos, de negócios e relações internacionais, entre outros, com lideres e especialistas de diversos países.
A Universidade de Yale, uma das mais conceituadas do mundo, costuma sediar encontros e seminários internacionais em que líderes governamentais, econômicos e sociais têm a oportunidade de debater com estudiosos de destaque em diversas áreas, como economia, finanças, direito internacional, negócios, ciência política, relações internacionais e história contemporânea. A parceria entre a Fundação Lemann, instituição sem fins lucrativos voltada para a melhoria do ensino no Brasil, tem como objetivo estimular uma rede de lideres preparados para acelerar o aprofundamento da qualidade da educação brasileira.
O evento começou na tarde de quarta-feira (4/3), com palestra promovida pelo presidente da Universidade de Yale, Peter Salovey. O presidente de Yale abordou o tema “O Poder Transformador da Educação”. Em seguida, o presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, detalhou a parceria com Yale e apresentou aos participantes os objetivos do encontro. O ministro da Educação do Brasil, Cid Gomes, também proferiu palestra na abertura dos seminários do programa, ocasião em que apresentou as políticas do governo federal do Brasil para a educação publica.
Na quinta-feira (6/3), os temas abordados pelo programa foram “O Poder da Tecnologia”, em palestra proferida por Evan Marwell, diretor executivo e fundador da Education Superhigway (organização que atua pela melhoria da conectividade nas escolas dos Estados Unidos), e Melhores práticas na Formação de Professores, proferida pelo diretor da Uncommon Schools, Doug Lemov.
Na sexta-feira (6/3), os temas foram Padrões Nacionais de Aprendizagem, proferida por Barry McGaw, presidente do Conselho da Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority e Melhores Praticas na Formação de Professores, tema da palestra de Jack Gillette, reitor da Escola de Educação da Universidade de Lesley.
Na tarde de sexta-feira, os participantes foram a Hatford, capital do Estado norte-americano de Connecticut, onde foi promovido seminário sobre Padrões Curriculares Nacionais na perspectiva dos Estados e debate sobre os desafios da educação ao redor do mundo nos próximos anos.
Na reunião em Hartford, os representantes da Secretaria de Educação de Connecticut detalharam a forma como implantaram a base curricular nacional comum. O Estado norte-americado é considerado modelo para o mundo na unificação curricular. Richard Culatta, diretor executivo do Escritório de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação dos Estados Unidos, promoveu a palestra de encerramento do Programa “Liderando Reformas Educacionais”.