Governo realiza 7ª rodada de discussões da Política Mineral Goiana em Porangatu (27/09) e Pirenópolis (29/09)

Rochas ornamentais e agregação de valor na cadeia produtiva são temas das palestras da rodada

O Governo de Goiás realiza, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), nos dias 27 e 29 de setembro, a 7ª rodada de discussões da Política Mineral Goiana, em Porangatu e Pirenópolis, respectivamente.

Em Porangatu, o encontro será às 8h30, no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap). O tema será “Mineração e indústria da construção civil” e o professor do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do PERM, José de Araújo Nogueira Neto, vai realizar a palestra “Rochas e minerais aplicados à construção civil: o que são e para que servem?”.

Além de Nogueira Neto, também palestrarão no evento o geólogo, diretor da Empresa de Desenvolvimento em Mineração e Participações Ltda (Edem), Leandro Rocha Scislewski; que falará sobre Rochas Ornamentais em Goiás e perspectivas; e o diretor-presidente da Cerâmica Estrela Industrial Ltda e Presidente da Associação dos Ceramistas do Norte do Estado de Goiás,  Belmonte Amado Rosa Cavalcante, que tratará dos desafios e oportunidades da cerâmica vermelha no estado.

Em Pirenópolis, o encontro terá início às 8h30, no Cine Pireneus. O professor da Universidade Federal de Catalão, André Carlos Silva, é um dos palestrantes da rodada. Ele vai discorrer sobre o tema “Desenvolvimento da cadeia de valor para o quartzito de Pirenópolis”. 

Na mineração, como em diversas áreas industriais, há a produção de resíduos. No entanto, o que antes era considerado lixo, pode ser monetizado, o que soluciona uma questão ambiental e gera lucros. Segundo o professor, na mineração há os resíduos materiais finos e ultrafinos e a possibilidade de reutilização desse material. 

Também vão realizar palestras no evento o supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais do Sistema Geológico Brasileiro (Sureg-GO), Francisco Sene Rios, sobre o potencial geológico de Goiás, e o analista de desenvolvimento territorial do Sebrae-GO, João Luiz Prestes Rabelo, que falará do tema “Indicações Geográficas como diferencial competitivo no território”.

“Mais uma excelente oportunidade para avançarmos com os projetos importantes Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP) e Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM, criados pelo Governo de Goiás para o desenvolvimento sustentável do setor de mineração”, enfatiza o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

 

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo