Inova Goiás: Secretaria de Saúde participa do maior projeto de inovação do país


Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton fará visita técnica ao Conecta SUS nesta quinta-feira (10/09), às 9h30 

O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia (Inova Goiás), lançado pelo governador Marconi Perillo há uma semana, tem um eixo voltado à promoção da inovação nos diferentes setores econômicos do estado e outro destinado a modernizar a máquina administrativa e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo de Goiás. 

Nesta segunda vertente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) tem três importantes projetos inseridos naquele que é o maior e mais completo plano de inovação do país: “Conecta SUS”, “Siga Saúde Goiás” e “Telemedicina”. E como o Inova Goiás é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), o vice-governador e secretário José Eliton fará, nesta quinta-feira (10/09), às 9h30, visita técnica à sede do “Conecta SUS”, e também se reunirá com o secretário Leonardo Vilela para discutir estratégias que garantam ainda mais celeridade à viabilização dos demais projetos.

O “Conecta SUS” localiza-se na Secretaria de Estado da Saúde, à Rua SC1, nº 299, Parque Santa Cruz.

Investimentos de R$ 1 bilhão

O Inova Goiás prevê investimentos superiores a R$ 1 bilhão até 2018. Entre outros benefícios, trará aumento da empregabilidade e da renda per capita; aumento da eficiência dos meios de produção; e aumento do número de pesquisas com maior relevância para o setor produtivo. Também fortalecerá a economia e potencializará o desenvolvimento do estado de Goiás. Tem como um de seus destaques a integração entre governo, academia e setor produtivo. 

Leonardo Vilela afirma que a Secretaria da Saúde está apta a participar do Inova Goiás, pois atua na incorporação de tecnologia da informação para a melhoria dos seus serviços. Segundo ele, o “Conecta SUS” é o exemplo prático deste empenho da SES-GO. O Centro de Informações e Decisões Estratégicas Zilda Arns Neumann – nome oficial do “Conecta SUS” – instalado desde dezembro de 2014 na secretaria, é o primeiro do País a trabalhar em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano. “Esta é uma nova forma de fazer saúde pública. Com a oferta de informações atualizadas, os gestores estaduais e municipais terão mais respaldo na tomada de decisões”, diz o secretário.

No Centro há 13 painéis com 86 monitores para o monitoramento online dos indicadores de saúde. O sistema armazena informações financeiras e administrativas da SES-GO e indicadores epidemiológicos de todos os municípios e das Regionais de Saúde. Atualmente o “Conecta SUS” tem estações nas quais é possível fazer contato, em tempo real, com as superintendências, com 18 Regionais de Saúde e com 14 municípios. Há a previsão, até este mês, de serem instaladas mais estações em 38 municípios. O coordenador do “Conecta SUS”, Jean Pierre Pereira, informa que já foi aberto processo para licitação das estações a serem instaladas nos municípios de todo o Estado. 

Tecnologia a serviço dos usuários

A SES-GO também participa do Inova Goiás com o Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde  – “Siga Saúde”.  A secretaria está implantando um sistema para informatização dos processos e procedimentos da atenção básica do SUS que pretende identificar e viabilizar informações sobre os usuários, agilizar o acesso da população aos serviços básicos de saúde e promover a interação com outros sistemas de informação.    

A gerente especial de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, explica que o “Siga Saúde”, em fase de implantação, tem à disposição todas as informações do atendimento em saúde, desde o agendamento de uma consulta até a realização de um exame. Pode ser usado em uma Unidade Básica de Saúde, clínica, laboratório ou hospital que integre o sistema de saúde do município. O uso do “Siga Saúde” se traduz em diversos benefícios tais como: agendamento de consultas e exames, registro de aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal e atendimento ambulatorial, prontuário eletrônico do paciente, entre outros. Luiselena informa que inicialmente o “Siga Saúde” será implantado nos 18 municípios da Regional de Saúde Sudoeste I, que tem a sede localizada em Rio Verde. 

A Secretaria da Saúde também pretende usar tecnologias modernas para melhorar o cuidado com os doentes. Denominado “Telemedicina”, o projeto prevê a instalação de equipamentos para permitir videoconferência em 75 hospitais de pequeno porte (menos de 50 leitos) do interior do Estado. Com a instalação desta ferramenta, os médicos poderão trocar informações a distância com outros profissionais, seja para debater a melhor escolha de tratamento para um paciente, para definir um diagnóstico em conjunto ou ter acesso a médicos especialistas.  Na proposta da secretaria, os médicos da SES-GO serão o principal canal de atendimento para os profissionais dos hospitais de pequeno porte.

Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo