Governo lança Cartão Rural, uma das ações do Inova Goiás


Produtores agropecuaristas serão habilitados a emitir GTA, Dare e outros documentos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agrodefesa, lança nesta quarta-feira (9/9), às 9h, no salão de eventos da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, o Cartão Rural, que permitirá aos produtores a emissão direta da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do Documento de Arrecadação Estadual (Dare), entre outros, sem a intermediação do escritório da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

O Cartão Rural é uma das ações do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás, anunciado pelo governador Marconi Perillo na semana passada e que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), cujo titular é o vice-governador José Eliton. A Agrodefesa é jurisdicionada à SED.

A iniciativa, que será lançada durante o evento Goiás Genética, beneficiará diretamente 126 mil proprietários rurais pecuaristas do estado de Goiás. Antes do Cartão Rural, esses pecuaristas precisavam ir a um dos 236 escritórios da Agrodefesa em todo o estado para solicitar a emissão da GTA e de outros documentos. Para facilitar o acesso a esse serviço, a Agrodefesa ampliou o sistema existente, dando mais autonomia ao produtor que, além da emissão de documentos, poderá, a partir de agora, acompanhar diariamente da própria fazenda ou de qualquer computador – e a qualquer hora do dia ou da noite – a movimentação do seu rebanho. 

Como se habilitar

Para obter o Cartão Rural, o produtor deve acessar o site www.agrodefesa.go.gov.br e clicar no banner do Cartão Rural que será permanente. Ele terá que atualizar o seu cadastro junto à Agrodefesa, fornecendo nome completo, endereço com CEP, telefone e e-mail. Também deverá indicar em que escritório da Agrodefesa pretende receber o cartão. Após esse acesso e atualização de dados, o produtor aguardará 30 dias para retirar o cartão na agência indicada, onde assinará um termo de responsabilidade de uso do sistema on line da Agrodefesa e onde pegará uma senha de acesso.

Com o Cartão Rural, o produtor passa a ser considerado pelo Estado um emissor direto dos documentos relativos ao seu rebanho e sua propriedade. Além da GTA e do Dare, o pecuarista poderá, de sua propriedade ou de qualquer outro terminal com conectividade, consultar o extrato de movimentação de rebanho; a ficha da propriedade, que contém todos os saldos de rebanhos por espécie e as vacinações realizadas; e a declaração de vacinação. 

Essa declaração de vacinação já é disponibilizada ao produtor via internet há mais de dois anos. Cerca de 18 mil produtores rurais já usam o serviço duas vezes por ano. Agora, o serviço se amplia para beneficiar os produtores na emissão dos demais documentos necessários para o controle do rebanho, da saúde dos animais, tanto para o monitoramento e gestão quanto para as declarações de imposto de renda, no fim do ano, ou, ainda, para obtenção de financiamentos.

Números

O rebanho bovino no estado de Goiás é de cerca de 21 milhões de cabeças, e o trânsito desses animais em todo o estado exige todo mês a emissão de 77 mil GTAs, em média. O Cartão Rural será disponibilizado a todos os produtores, mesmo os que ainda não têm acesso à internet na propriedade ou em casa.

Um dos intuitos do programa Inova Goiás é o estímulo ao uso das novas tecnologias nos processos produtivos em todo o estado. Nesse sentido, o Cartão Rural será um estímulo a mais para que o produtor agropecuário inove na gestão e no monitoramento do seu rebanho. Das 130 mil propriedades rurais do estado, apenas quatro mil não possuem rebanhos.

Mesmo com a descentralização das emissões de documentos, os escritórios da Agrodefesa vão continuar atendendo os produtores que não têm ainda acesso ao sistema on line para emitir a documentação que precisam ou que queiram consultar extratos de movimentação do rebanho. Mas, essa prestação de serviço pelos escritórios da Agrodefesa deverá ser bem menor a partir do Cartão Rural. Com isso, as unidades poderão realizar de forma mais eficaz as ações da atividade fim da agência, que são as ações de monitoramento, fiscalização e controle sanitário dos rebanhos.

Vapt-Vupt

Na ocasião, também será assinado convênio entre Agrodefesa e Vapt Vupt. Os serviços da Agrodefesa passarão a ser oferecidos em todas as agências do Vapt Vupt em Goiás, ainda neste mês de setembro. “Já estamos treinando os profissionais que farão os atendimentos. Queremos que essa atenção chegue a toda classe produtora goiana”, relata Arthur Toledo. Os serviços disponíveis nas agências serão os mesmos do cartão rural.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Agrodefesa.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo