Joel Sant’Anna faz balanço do primeiro ano de gestão na SIC

Titular da Pasta avalia ter cumprido a missão dada pelo governador Ronaldo Caiado. “Me pediu resultados: mais emprego, qualificação e oportunidades, além de diálogo, sempre, com o setor produtivo e com as entidades representativas dos empresários e dos trabalhadores”, sublinha 

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, completa, nesta quinta-feira (27/10), um ano à frente da pasta. Em 365 dias, avalia ter cumprido a missão dada pelo governador Ronaldo Caiado.

“O governador me pediu resultados: mais emprego, qualificação e oportunidades, além de diálogo, sempre, com o setor produtivo e com as entidades representativas dos empresários e dos trabalhadores”, sublinhou, acrescentando os dados do crescimento.

“A indústria goiana cresceu 4,3% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, ao contrário da nacional, que recuou 1,5%. No setor de serviços, Goiás está entre os dez estados brasileiros que mais mostraram avanço, registrando altas e superando a média de crescimento nacional no primeiro semestre de 2022. Além disso, somos o primeiro do Centro-Oeste em posição de crescimento no quantitativos de gestão de emprego e renda pelo Caged”, pontua.

Ao se referir ao programa Cinturão da Moda, o secretário destaca o sucesso atingido em menos de um ano: “Conseguimos atingir uma grande parte da população goiana com qualificação de mão de obra e empregos, através do Cinturão da Moda. Um programa lançado por nós, que apesar de ser muito recente, implementamos em fevereiro, já ultrapassou a marca de 17 mil peças produzidas em diversas cidades de Goiás as quais nossa parceria já foi firmada”.

Mercadões do Entorno
Nesse período, foi assinado o convênio para a construção do Mercadão de Águas Lindas, com investimento de R$ 37 milhões, e cujo objetivo é formalizar o comércio local impulsionando a economia por meio da geração de emprego e renda. 

Além de Águas Lindas, o projeto dos Mercadões do Entorno será implantado nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia. São quase nove mil metros quadrados de construções nos municípios, com áreas já aprovadas e um investimento de mais de R$ 100 milhões pelo governo.

Geração de emprego é o melhor em 20 anos
Conforme o secretário, o resultado de todo esforço pode ser visto em ações e números. Mesmo durante o segundo ano de pandemia, Goiás conseguiu obter o melhor desempenho em geração de empregos dos últimos 20 anos. 

Em 2021 foram 110.787 novas vagas, número muito superior ao ser comparado aos anos de 2019, onde o estado registrou 21.550 empregos e 2020, onde devido as restrições do covid-19, o saldo caiu para 8.272. 

“O PIB DO Estado teve alta expressiva de 4.1% no primeiro trimestre desse ano, alta essa, resultante do trabalho que realizamos nos setores de indústria e serviços do nosso estado, nos colocando acima da média do país”, recorda Joel.

Cinturão da Moda
Lançado em fevereiro deste ano, o programa Cinturão da Moda tem como objetivo impulsionar a economia goiana a partir da integração de confecções do interior do Estado com a região da 44. 

Por meio de convênios com as prefeituras, quase 30 municípios já iniciaram a produção de peças para abastecimento dos lojistas e um centro de distribuição foi montado no Shopping Mega Moda. 

A iniciativa é coordenada pela SIC, com expectativa de geração de 100 mil vagas de emprego. “O setor de confecção é o que mais cresce no Brasil. Por isso, desenvolvemos este projeto junto com a Associação da 44 para expandir os trabalhos também no interior do Estado. Inicialmente chegamos a 30 municípios, distantes até 200 km da capital, o que fortalece economia local e também a do Estado. Com isso, capacitamos mão de obra, estimulamos o empreendedorismo e geramos emprego e renda”, destaca Joel aos 365 dias de gestão.

Feira de Sial, em Paris
A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Joel de Sant’Anna participou, neste mês de outubro, da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, o Salão Internacional de Alimentação (Sial), em Paris. Oito empresários goianos compuseram a comitiva de cem empresas, que foi liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a ApexBrasil.

Na ocasião, o titular da SIC, junto com a diretora-geral da Organização Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, e empresários goianos foram recebidos na Embaixada do Brasil na França.

“Foi uma oportunidade extremamente enriquecedora e da qual colheremos importantes frutos. Junto conosco participaram as empresas goianas São Salvador Alimentos/SSA (Itaberaí); JBS (Goiânia); Minerva Foods (Palmeiras de Goiás); Plena Alimentos (Porangatu); Milhão Ingredients (Goianira); Alca Foods (Itumbiara); FrigoEstrela (Aparecida de Goiânia) e a Marfrig (Mineiros)”, arrematou.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo