SED realiza encontro de sul-coreanos com empresários goianos


Reunião de negócios, na sede da FIEG, foi coordenada pelo superintendente executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer 

Investidores sul-coreanos de setores de energias renováveis e com interesses na importação de carnes, grãos e níquel, entre outros produtos, se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) com empresários goianos. O superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), William O’Dwyer, abriu o encontro apresentando os indicadores econômicos do estado e os atrativos de Goiás para a atração de investimentos.

A comitiva cumpre agenda comercial em Goiás desde a manhã de quarta-feira, quando os sul-coreanos visitaram o Porto Seco Centro-Oeste e se reuniram com empresários da indústria farmacêutica em Anápolis. São representantes de indústrias de alimentos e energias renováveis, além de uma agência financeira. Integram a delegação: Kwang Nam Kang, Kim Tae Won e Esra Jung, da J-ECO LLC Holdings Group; Richard Lee Carson Selman, presidente da Jasmim Solar Pty Ltda.; Lee Kye Do, da Anyususl Solar Park Korea; Seong Gyu Choi, da Cosmoin Co. Ltd (LED CO.); e Andrea Kim, da PTS Korea CO Pure Tecg System Water Ltd.; além de Seung Kyun Shin e Byoung Gu Kim, da Woori Bank.

Comércio exterior

Para o superintendente de Comércio Exterior, William O’Dwyer, a visita da comitiva sul-coreana é mais uma oportunidade que os grupos asiáticos têm dado ao estado de Goiás. “Na semana passada, um grupo de investidores do Vietnã esteve aqui; agora estamos com os sul-coreanos que são grandes parceiros nossos, e se formos observar o quilate das indústrias e dos setores que representam vamos ver que Goiás está de parabéns”, disse o superintendente.  

De acordo ainda com O’Dwyer, a visita abre  oportunidades em setores como hotelaria, mercado automotivo, tecnologia e alimentação, passando pela mineração. “Esperamos que os negócios sejam ampliados e que num futuro bem próximo as novas parcerias sejam realmente concluídas”, acentuou. O superintendente destacou, também, que o estado de Goiás já esteve na Coreia do Sul várias vezes, mas que a cada ano surgem novas oportunidades para investimentos e parcerias e, principalmente, para a colocação dos nossos produtos naquele país. Uma nova visita deve ser agendada pelo governo de Goiás à Coreia do Sul para 2016.

Em 2014, a balança comercial do estado de Goiás com a Coreia do Sul registrou um volume de exportações da ordem de US$ 200 milhões e de importações na ordem de US$ 755,9 milhões. Daquele país, o estado importou no ano passado principalmente partes de veículos, peças e acessórios para automóveis e aparelhos de tevê. Àquele país, Goiás vende milho, minérios, soja, couros e peles, algodão e açúcares, entre outros produtos.  

Rodada de negócios

Após a apresentação do potencial do estado de Goiás aos visitantes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveu rodadas de negócios entre as quatro empresas sul-coreanas e empresários goianos dos setores de carnes e grãos; hotelaria, empreendimentos imobiliários e tecnologia da informação; LED; e purificação de água. Representantes de entidades classistas participaram do encontro.

Entre os empresários do setor de carnes, Paulinho Hoff, diretor de exportações da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S/A, de Pires do Rio, participou da rodada de negócios, tratando com representantes da J-ECO LLC Holdings Group a possível exportação de cortes de frango e de mantas de frango inteiro desossado (shawarma) para a Coreia do Sul. A empresa, que exporta cerca de duas mil toneladas de carnes por mês, ainda não ganhou o mercado sul-coreano. “Nossos produtos estão no Vietnã, em Hong Kong, e há mais de dez anos obtivemos a certificação e entramos  nos mercados do Oriente Médio”, destacou.

Enoc Mendonça Neto, da São Salvador Alimentos (Super Frango), tinha a mesma expectativa nesta manhã. “Estamos aptos a vender para mais de 150 países, já conquistamos 60 mercados externos e queremos expandir cada vez mais”, afirmou.

Fotos: Marcos Prado

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo