Wilder define acordo de cooperação técnica com prefeituras para fortalecer Caminho de Cora

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, se reuniu nesta quarta-feira (9) com quatro prefeitos e quatro secretários das cidades inseridas no Caminho de Cora Coralina, uma rota de turismo inspirada no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) para definir acordo de cooperação técnica entre Governo do Estado e as prefeituras. Wilder aproveitou para anunciar que a próxima Caravana do Empreendedor está sendo planejada para prospecção no Caminho de Cora, que se inicia na cidade de Corumbá e vai até a Cidade de Goiás. 

Wilder defendeu que é fundamental cada parte interessada nesse processo assumir a responsabilidade que lhe cabe para que esse projeto ganhe força e se consolide. O secretário disse que a SIC está com suas portas abertas, através do programa Goiás Empreendedor, para ajudar quem precisar com empréstimos para investimento em infraestrutura. 

Sobre a Caravana do Empreendedor, o secretário disse que planeja a sua terceira edição no Caminho de Cora, quando será feita a prospecção de negócios para futuros investidores, além de levar informações sobre as possibilidades de empréstimos dentro do microcrédito, crédito produtivo e FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). 

“Já realizamos duas edições da caravana. Em Águas Lindas e Rio Verde. O governador Ronaldo Caiado quer o programa em todo Estado, atendendo quem deseja empreender e gerar empregos e renda”, lembrou Wilder. 
Entre outras propostas que foram discutidas, o secretário também sugeriu a criação de um calendário, em cada prefeitura, para que o turista tenha opção de lazer nas cidades durante o percurso, que é de 300 quilômetros, entre as cidades de Corumbá de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás.

A prefeita de Goiás, Selma Bastos, disse que o Caminho de Cora é um legado para a sua cidade. A poetisa Cora Coralina, que empresta seu nome ao projeto, nasceu na cidade de Goiás e é considerada uma das grandes poetas do Brasil. “O Caminho é muito importante. No seu trajeto há um assentamento que já manifestou interesse em criar algum tipo de estrutura para receber os turistas. Então, vejo que vários elos da cadeia econômica serão beneficiados com esse projeto”, disse Selma. 
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, informou que já estabeleceu contato com a OI, operadora de telefonia móvel para levar infraestrutura em todo o trecho. O Caminho de Cora começou a ser construído no ano passado. Desde então cerca de duas mil pessoas, de 19 estados, já percorreram ele todo ou parte dele, segundo o Observatório do Turismo. Fabrício disse ainda que o Caminho contará com pelo menos 50 paradas de apoio, mas é importante que as prefeituras se organizem através de um consórcio ou associação para levantar recursos para outros investimentos. 

Também participaram da reunião os prefeitos Adelino Souza Aquino (Itaguari), Wilmar Ferreira da Silva (São Francisco) e Célio Fleury (Corumbá de Goiás), além dos secretários Marcos (Turismo de Pirenópolis), Solon (Meio Ambiente de Cocalzinho), Wilson (Turismo de Jaraguá) e Pedro Daniel (Infraestrutura de Itaberaí).

COMO É O CAMINHO DE CORA

É uma rota de ecoturismo que mistura o que há de melhor no interior de Goiás: história, gastronomia, natureza e cultura. São 300 km que passam por oito cidades (algumas históricas), oito povoados, várias igrejas, inúmeras cachoeiras e parques. O percurso é realizado entre as cidades de Corumbá, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás. 

O nome do roteiro é uma homenagem a Cora Coralina que nasceu na cidade de Goiás e é considerada uma das grandes poetas brasileiras. O marco zero do Caminho de Cora Coralina é na cidade de Corumbá, que fica a 115 km de Goiânia e 130 km de Brasília.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo