Governador lança Rotas Gastronômicas para fomentar o turismo em Goiás

 

Turismo, Regionalização, Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. Esses são os cinco pilares do Rotas Gastronômicas, programa de gastronomia do Estado lançado, na sexta-feira (13), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, com a presença do vice-governador Lincoln Tejota e do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais.

“Pessoalmente não vejo outro caminho para dar resposta tão rápida, de oportunidade de emprego e de renda aos municípios, do que as atividades ligadas ao turismo, especialmente a gastronomia, que guia o turismo. Temos isso como exemplo em vários países, principalmente da Europa”, afirmou Caiado.
O objetivo é desenvolver a gastronomia nos municípios goianos, por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das dez Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia. Além disso, o programa vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.
Em uma iniciativa inovadora no Estado, os municípios terão apoio na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e economia da experiência, para agregar valor aos ingredientes existentes na comunidade. “Toda pessoa que vem conhecer as riquezas de Goiás quer ter a oportunidade de, após a caminhada ou visita, degustar da culinária local ou conhecer um trabalho mais artesanal”, argumentou o governador.

“Esse programa representa muito mais que turismo, prato na mesa e festa. Tudo que apresentamos foi muito bem estudado e vai acontecer do ponto de vista prático. Não são promessas”, garantiu Fabrício Amaral. A antropologia, citou, diz que a gastronomia é a segunda forma mais eficiente de comunicação entre as pessoas. “E gera muito emprego e renda. As empresas geralmente são pequenas, o volume de trabalho é expressivo, o custo benefício é muito rápido. Com certeza, é um dos pilares econômicos do turismo e, no nosso Estado, não é diferente”, concluiu o presidente da Goiás Turismo.
O secretário Wilder Morais comentou que a economia de Goiás ainda vai crescer muito graças ao turismo, uma indústria que não polui, mas que gera inúmeros empregos, garante renda e atrais pessoas de todas as partes do País e do mundo. “Temos excelentes estruturas de turismos em várias cidades goianas. O governo do Estado quer estruturar ainda mais esse apoio e ampliar as ofertas turísticas”, disse Wilder.

Na solenidade, o governador ganhou doces e trabalhos artesanais trazidos pelos prefeitos das cidades que vão sediar as festas da culinária neste ano. E todos aproveitaram convidar para os festivais que serão realizados em Niquelândia, Silvânia, Goiandira, Cristalina, Santa Rita do Araguaia e Terezópolis.

OPORTUNIDADE PARA OS MUNICÍPIOS

Anfitrião do Festival Caturama, o 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro, o prefeito de Silvânia, José Faleiro, parabenizou ao governador Ronaldo Caiado e a Goiás Turismo por interiorizar a cultura e o turismo no Estado. “Esse apoio tem nos dado a oportunidade de promover esses eventos e desenvolver a nossa região, que é muito carente”, afirmou.
Nome da estação ferroviária de Silvânia, Caturama é uma expressão indígena que significa “boa viagem”. Esta será a primeira edição do evento, que será realizado de 3 a 5 de outubro. “A expectativa é muito grande, não só do nosso município, mas de toda a região da Estrada de Ferro. Foi feito ali um diagnóstico das comidas típicas e vão ser lançados alguns pratos. Com certeza, vai ser um sucesso total”, José Faleiro.

DESENVOLVER PELO TURISMO

O Rotas Gastronômicas faz parte de uma gama de ações do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo – que é ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e à Goiás Fomento. Entre estas ações está o projeto para criação de um crédito especial para o desenvolvimento do turismo regional, que seria incluído no Programa Goiás Empreendedor. Desta forma, seria possível equalizar taxas de juros para o desenvolvimento do turismo regional.
Também foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Governo de Goiás e o Ministério Público do Trabalho para divulgar e fortalecer o projeto “Cozinha & Voz”. Outra providência foi o convênio com o Sebrae Goiás para desenvolver ações voltadas à capacitação de lideranças, fortalecimento, governança e o fomento da cultura empreendedora às micro e pequenas empresas do segmento turístico em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo