Itego em Artes de Catalão realiza ação social de projeto empreendedor


Agasalhos confeccionados no distrito de Santo Antônio de Rio Verde serão distribuídos na própria comunidade

O Instituto Tecnológico em Artes (Itego) Labibe Faiad, de Catalão, realiza nesta segunda-feira (20/07), às 19h, a distribuição de 200 agasalhos fabricados por mulheres participantes do curso de Costureiro Industrial de Malharia Infantil à comunidade carente de Santo Antônio de Rio Verde, distrito que fica a 80 quilômetros da sede do município. O curso é uma das ações de projeto empreendedor e social do Programa de Extensão: Incubadora de Empresas daquele Itego. 

De acordo com a diretora do Instituto, Meire Cristina Mendonça Resende, o propósito do curso é habilitar as mulheres de Santo Antônio de Rio Verde no ofício de costureiro industrial, capacitando-as para o mercado e orientando-as na abertura de seus próprios negócios. “Elas podem ter suas microempresas e conquistar autonomia, com trabalho e renda”, ressalta a diretora. 

A entrega dos agasalhos será feita no próprio salão comunitário, onde funciona o ateliê de costura com seis máquinas industriais, e marca o encerramento do curso da primeira turma que forma dez mulheres daquele distrito de Catalão. O curso oferecido pelo Itego Labibe Faiad teve a parceria dos agricultores que forneceram os insumos – malhas e aviamentos – e da Prefeitura de Catalão, que cedeu o espaço para o funcionamento das atividades. 

Segundo Meire Cristina Mendonça, a Incubadora de Empresas, ou Incubadora Social do Itego em Artes de Catalão, começou com o projeto no distrito de Santo Antônio para promover a inclusão dessa comunidade de aproximadamente cinco mil habitantes. Santo Antônio de Rio Verde é a maior região produtora de grãos de Catalão, no entanto, as famílias dependem exclusivamente da atividade agrícola. “Com o curso naquele distrito, estaremos dando oportunidades e alternativas para a diversificação da economia local”, acentua Meire Cristina. 

O Itego em Artes Labibe Faiad é uma das unidades da rede de educação profissional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). Funciona no antigo Centro Cultural Labibe Faiad, extinto em 2013, e passa por ampliação e reforma. Além de 20 salas de aula, o complexo Labibe Faiad possui anfiteatro com 407 lugares, auditório para 100 pessoas, laboratórios de fotografia, informática e artes visuais, biblioteca e amplos salões para eventos culturais e sociais. 

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo