Teatros lotados nas primeiras apresentações da Sinfônica Jovem de Goiás na China


Cerca de 2 mil pessoas foram nesta segunda-feira (27/12) ao Ningbo Grand Theatre, na cidade de Ningbo, China, para assistir ao primeiro concerto da turnê que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás faz no país asiático. No dia seguinte o grupo se apresentou no belíssimo Huzhou Grand Theatre, na cidade de Huzhou, para uma plateia um pouco menor, mas que recebeu com muita vibração a Orquestra, principalmente nas músicas brasileiras, como Aquarela do Brasil e Tico Tico no Fubá.

 As apresentações tiveram momentos com maior presença cênica, em que os músicos deixam seus assentos e se apresentam próximos à plateia. Essa informalidade, somada ao ritmo frenético do chorinho e do samba, mexeram com o público nas duas cidades. Outro momento com forte manifestação do público aconteceu quando a Orquestra interpretou canções chinesas que normalmente só são executadas por grupos com formação tradicional. As peças do folclore chinês ganharam versões sinfônicas e a apresentação provocou fortes aplausos no início e no fim da execução.

 Nesta quinta-feira o grupo está sendo aguardado com muita expectativa em Nanjing, no Nanjing Poly Theatre, um teatro que atualmente é a mais importante sala de concertos da China. A apresentação é considerada como concerto oficial de Ano Novo na província de Jiangsu. São aguardadas 700 autoridades governamentais e mais 2 mil pessoas. Nanjing tem 12 milhões de habitantes e é a capital da Província de Jiangsu.

No almoço de recepção à Orquestra o coordenador das festividades, Zhang Jian, informou que o concerto será transmitido ao vivo por TV e internet. A expectativa de todos é bastante, principalmente, segundo Jian, após ter assistido ao primeiro concerto da Orquestra em Ningbo.

 Após o concerto de hoje a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresentará ainda em Shaoxing, Shaoxing Keqiao, Deqing, Hangzhou e Shengsi. São cidades próximas a Shangai. O repertório dos concertos destaca a música brasileira, com composições de Villa- Lobos, Guarnieri, e clássicos da MPB, como Manhã de Carnaval, Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil. A regência está a cargo dos maestros Eliseu Ferreira e Gottfried Engels (Alemanha).

 A turnê foi possível graças ao apoio do Governo de Goiás, que adquiriu metade das passagens, e às iniciativas dos próprios integrantes da Orquestra, contando com o apoio da comunidade em geral. O governador Marconi Perillo recebeu o grupo no Palácio das Esmeraldas poucos dias antes da partida.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo