Projetos de irrigação serão realidade em Goiás


Vice-governador e titular da SED, José Eliton participou  do 1º Seminário Estadual de Irrigação, promovido pela Faeg

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, confirmou, durante o 1º Seminário Estadual de Irrigação, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar) nesta quinta-feira (07/05), o esforço do Governo de Goiás para viabilizar e consolidar, em articulação com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), três grandes projetos de irrigação: Flores de Goiás, Luiz Alves e Cristalina.

Tais projetos dão continuidade à série de ações já existentes nessas comunidades para uso consciente dos recursos hídricos e que são amparadas por pesquisas, tecnologia e inovação. Desde que assumiu o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Eliton vem buscando solucionar problemas e levantar demandas acerca da segurança hídrica de Goiás. Audiências e reuniões com titulares dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por exemplo, já foram realizadas para tratar de assuntos importantes como irrigação de salvamento, que prevê medidas emergenciais nos momentos de seca, entre outros. 

No seminário, o secretário e vice-governador lembrou em seu discurso da importância e empenho do produtor rural com a preservação da água: “Sabemos que esse é um patrimônio natural finito e cada produtor aqui presente tem consciência plena da importância de debater o tema”.

Para José Eliton, o agronegócio é um dos setores que pode driblar o momento de crise pelo qual o País atravessa. O desafio é garantir meios para a produção de alimentos e energia em quantidade e qualidade suficientes para atender à demanda. A irrigação é um desses meios, por isso tem recebido atenção especial desse governo, afirma. Estima-se que Goiás reúne condições de clima, reserva de água e solo para irrigar cinco milhões de hectares. Esse potencial pode ser atestado pelo desempenho da agricultura de Cristalina, que responde, individualmente, por 25% da área irrigada de Goiás. É o município com maior número de pivôs de irrigação da América Latina.


Seminário 

O 1º Seminário Estadual de Irrigação foi realizado na sede da Faeg, na Capital. O presidente da Federação da Agricultura declarou que o objetivo dos debates era desmistificar o tema irrigação. “Não há produção de alimento sem água e nós queremos acabar com conceitos formados por falta de informação e garantir a segurança hídrica para o produtor rural”. 

Além de apresentar diagnóstico completo da irrigação em Goiás, o seminário discutiu as providências legais para produção em áreas irrigadas. A programação foi divida em dois painéis: “Visão do Setor de Irrigação em Goiás e no Mundo” e “Gestão dos recursos Hídricos”. O evento contou com a participação do engenheiro agrônomo e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano; do representante da Associação dos Arrozeiros de Alegrete no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Ivo Mello; do gerente da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues; e do Coordenador de Projetos da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Paulo Lipp. 

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo