A Arte de Fiar é tema de exposição na Câmara Municipal

Jayr Inácio/SED

Com o objetivo de resgatar e incentivar as tradições culturais do Estado de Goiás, a gerência de Artesanato da Superintendência de Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento abriu hoje (20/06) exposição da Mostra de Artesanato Goiano na Câmara Municipal de Goiânia, com o tema A arte de fiar.

Todo o processo da produção têxtil artesanal foi apresentado pela Associação das Fiandeiras do município de Varjão. Na ocasião elas demonstraram como descaroçar o algodão, a retirada de impurezas por meio do batimento feito com um galho de árvore, retesado em forma de arco, o desembaraçamento das fibras chamado de cardamento, e a fiação, que é a operação final para a obtenção do fio, feito na roda de fiar. O grupo também cantou músicas folclóricas que são executadas durante o processo de fiar.

Segundo o gerente de Artesanato da SED, André Franco, a proposta é fazer de trazer esta arte é promover nossas tradições e um grande encontro deverá acontecer em breve. “O nosso objetivo é realizar um grande encontro de todas as fiandeiras do Estado de Goiás, estamos trabalhando neste projeto”, informa André Franco. Esta Mostra de Artesanato faz parte de uma série de eventos com foco na valorização, divulgação e comercialização do artesanato goiano que a equipe do Programa do Artesanato Goiano da Superintendência de Micro e Pequena Empresa da SED/GO vem realizando.

A vereadora Dra. Cristina Lopes prestigiou o evento e parabenizou a ação da SED e o Grupo Reviver, no qual a Associação das Fiandeiras de Varjão faz parte, por manter viva esta tradição em Goiás.

A coordenadora do Grupo Reviver do município de Varjão, Zilma Maria Rosa de Freitas, contou que participam do grupo mais de 68 pessoas, todas da terceira idade. Além das atividades relacionadas à produção têxtil artesanal, são realizadas também outras ações com o intuito de promover a inclusão social e integração. “Essas atividades fazem com que eles se sintam atuantes, evitando sentirem depressão e solidão”, explica a coordenadora Zilma Freitas.

O público goianiense poderá apreciar e adquirir as peças que estarão expostas no hall de entrada da Câmara Municipal de Goiânia até o dia 24 de junho, com entrada franca.

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo