Delegação da SED realiza nesta semana, Missão Comercial ao Chile e à Argentina


O Governo de Goiás está realizando, desde o último sábado,04, no Chile e Argentina, mais uma Missão Internacional, em ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás (SED). A viagem tem na pauta, principalmente a intensificação de relações técnicas e comerciais com estes países, que são importantes parceiros de negócios do Brasil e de Goiás, e vai manter o foco nos setores de alimentos, farmacêutico e de mineração.

A delegação de Goiás, composta de empresários, técnicos e autoridades, será chefiada pelo superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer, com todas as despesas custeadas pelos interessados, e cumprirá agenda extensa. A programação se estende até o dia 12/06 e conta com a realização de seminários de atração de investimentos estrangeiros e oportunidades de intercâmbio, rodadas com mais de 20 reuniões de negócios bilaterais para as empresas goianas participantes desta Missão, agendadas com o objetivo de promover o interesse dos estrangeiros nos produtos ofertados por Goiás e vice-versa.

O Estado de Goiás tem com esses dois países latino-americanos, Argentina e o Chile, importantes parcerias de negócios, tanto de importação quanto de exportação, cujas pautas são revigoradas pelas Missões Comerciais. O superintendente O’Dwyer avalia que o momento econômico é de aprofundamento da pauta dos negócios, e que Goiás já registra, para os dois países, exportações de produtos como carnes, óleo de soja, medicamentos, componentes e peças para veículos, milho e outros.

A lista das importações por Goiás consta, entre outros, produtos do Chile como alimentos em conserva, folhas de alumínio, metanol, artefatos de ferro ou aço, e outros. Da Argentina, o estado importa motores para veículos, produtos à base de plásticos, tecidos sintéticos, produtos alimentícios, medicamentos, entre outros. A pauta elaborada para esta visita técnica e comercial tem como objetivo ampliar os negócios com vistas aos momentos diferentes vividos pelos dois parceiros.

O Chile com os maiores registros de crescimento econômico da última década, mesmo tendo sofrido em 2015 discreta desaceleração em função da crise mundial, porém ainda preservando sua força na exportação de minérios, como o cobre, frutas e pescados, madeiras, bebidas, carnes e produtos químicos inorgânicos, entre outros.

Argentina, cuja economia se baseia nos recursos naturais, é líder na produção de alimentos, com indústrias agrícolas e pecuárias de grande porte, também de girassol, erva-mate, limão e óleo de soja. Além destes, é também um dos países que mais exportam carne bovina para todos os mercados mundiais.

A partir dessas pautas, a Missão Internacional Chile-Argentina, que o Governo de Goiás, empresários e técnicos realizam nesta semana, pretende ampliar os negócios de importação e exportação com os dois parceiros, além de atrair empresas para o Estado, a partir das vantagens estratégicas existentes no Estado situado no centro do País, cuja economia encontra-se em positivo crescimento.

Comunicação Setorial – SED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo