Estudantes participam de palestras no estande da SED na exposição agropecuária


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) está oferecendo diversos serviços e informações a estudantes, produtores, empresários e comunidade em seu estande montado na 71ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. A programação do governo no evento vai até o próximo dia 22.

“O nosso estande, traz diversas áreas e informações que se interligam e são de grande interesse para a população, passando pela exposição de produtos, informações sobre linhas de crédito e financiamento, informações sobre assistência técnica rural, entre outros”, explicou o superintendente executivo de Agricultura e Pecuária, Antônio Flávio de Lima.

Por meio de uma parceria com o Instituto Federal Goiano (IFG), alunos de cursos superior, técnico e Escola Família Agrícola do Estado têm visitado o estande da SED onde participam de uma palestra e de uma visita técnica monitorada pelo Parque de Agropecuário.  Integração Lavoura, Pecuária e Florestas, Lavoura Comunitária, Desenvolvimento Territorial para Agricultura Familiar e Perspectivas do Agronegócio são os temas das palestras realizadas no miniauditório montado no estande, com capacidade para 50 pessoas.

Dentro desta proposta, hoje pela manhã (17) os servidores da SED receberam mais de 40 alunos da Escola Agrícola Familiar Rural de Orizona, que participaram da palestra Integração Lavoura, Pecuária e Florestas, realizada pelo gerente de Desenvolvimento Sustentável, Aquicultura e Pesca, Rogério Carvalho Ramos.

Segundo a gerente de Agronegócio e Estatística Sandra Barison Roma, ligada à superintendência de Agricultura da SED, este ano a participação da secretaria tem como foco a difusão de tecnologias mais sustentáveis para agropecuária, das políticas públicas voltadas para o setor e do potencial do Estado.

Serviços

No estande o público encontra informações sobre financiamentos por meio das linhas de crédito da Goiás Fomento. Além de informações sobre o Crédito Produtivo, que é uma linha de crédito especial concedida pela SED, por meio da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas, criado para atender as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual.

O produtor rural pode retirar seu Cartão Rural na Agrodefesa e saber mais sobre as vantagens de se ter esse cartão. Os visitantes encontram também informações sobre os programas de estaduais de controle e erradicação da brucelose e tuberculose bovina e sobre o calendário de vacinação contra a febre aftosa.

A Superintendência de Ciência e Tecnologia da SED está com informações sobre os Arranjos Produtivos Locais, dando destaque para o APL da Cachaça do Estado de Goiás, que reúne produtores de diversos municípios de goianos como Guapó, Orizona, Campo Alegre de Goiás, Palestina de Goiás, entre outros. No estande há ainda exposição de alambiques e degustação de algumas cachaças de Goiás. Temos também a divulgação de cursos profissionalizantes, presenciais e a distância, oferecidos pelos Institutos Tecnológico do Estado de Goiás (Itegos) e Colégio Tecnológico (Cotecs).

A Emater, jurisdicionada à SED, está com exposição de mudas de frutos do cerrado como baru, pequi, araticum, entre outras, e sementes de soja, milho, e outros alimentos. Os visitantes também têm acesso a informações sobre a assistência técnica oferecida pelos técnicos da Emater em todo Estado.

Uma abóbora comum gigante, de 58 kg, produzida em Abadia de Goiás, chama a atenção dos visitantes que passam na área destinada ao Ceasa, que também expõe diversas frutas e verduras do nosso Estado. Os produtores também podem obter informações sobre cadastro para venda no Ceasa.

O artesanato também está presente, com exposição de peças de artesãos do Programa do Artesanato Goiano, ligada à superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, e peças produzidas por alunos do Núcleo de Arte e Inclusão do Instituto Tecnológico Basileu França.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo