SED incentiva economia de Alto Paraíso com capacitação de profissionais


Com o objetivo de qualificar os cidadãos de municípios próximos a Chapada dos Veadeiros para o atendimento às vocações econômicas regionais, a Secretaria de Desenvolvimento (SED) oferece diversos cursos para capacitação de profissionais na região. Em passagem da caravana do Programa Goiás na Frente, em Alto Paraíso, na quinta-feira (31/08), o secretário Francisco Pontes anunciou a ampliação da oferta de cursos que deverão atender cerca de 500 pessoas.

Atualmente, já estão em andamento os cursos de vivericultor (viveiros de mudas), de confeccionador de bijouterias, preparador de doces e conservas e de horticultor Orgânico. Ao todo são oferecidas 85 vagas para estes cursos. Para setembro estão previstos o início dos cursos de: aconselhador em dependência química, técnicas em atendimento ao público, artesão em biojoias, primeiros socorros, introdução à organização da memória documental, introdução ao estudo de plantas bioativas, estudo da aplicação de plantas bioativas, técnicas de desidratação de plantas bioativas e guia de turismo.

Os cursos, até o momento, estão sendo ministrados na Universidade Aberta. Mas a Secretaria de Desenvolvimento está fechando parceria com a prefeitura para a instalação de um Colégio Tecnológico (COTEC) da Rede Itego, no município, que abrigará todos os cursos a serem oferecidos pela SED. 

 

Arranjos Produtivos

O secretário Francisco Pontes também destacou a ação de formalização dos Arranjos Produtivos Locais (APL) como uma importante atividade para o desenvolvimento da economia local. “Vamos trabalhar para a formalização destes APLs para que eles possam ter acesso a linhas de crédito, a cursos, feiras, workshops, entre outras ações promovidas pelo governo estadual e federal”.

Com esta finalidade a SED vai promover reuniões com os membros dos APLs de Turismo e de Agroecologia de Alto Paraíso para prestar orientações e apoio para a formalização destes arranjos produtivos junto ao Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio (MDIC). O APL de Agroecologia reúne cerca de 60 membros e o de Turismo, 85 membros. 

O projeto de apoio aos APLs também incluirá a oferta de cursos para a elaboração de um Planejamento Estratégico e a oferta de cursos de capacitação nas áreas de design, comercialização, entre outros.

Comunicação Setorial – SED
(62) 3201-5556

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo