Atuação da Codego será fundamental para desenvolvimento do estado


Em solenidade de instalação da companhia e inauguração de sede própria, vice-governador e secretário José Eliton destaca papel da empresa na dinamização da economia

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, acompanhou o governador Marconi Perillo, nesta quarta-feira (14), na instalação da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego) e inauguração da nova sede da empresa, na Avenida 85, esquina com a Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia. A Codego, que substitui a antiga GoiásIndustrial e é jurisdicionada à SED, de acordo com o vice-governador, terá uma atuação fundamental no processo de desenvolvimento do estado que tem como foco a inovação e a tecnologia nos processos produtivos e também na modernização do Estado.

Durante a solenidade, Marconi e José Eliton descerraram a placa de inauguração e também a foto do empresário Valterci de Melo, pioneiro no ramo de medicamentos genéricos no estado de Goiás, proprietário do Laboratório Teuto, que morreu em maio do ano passado vítima de infarto. Em sua homenagem, o governo deu o seu nome à Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás. A filha do empresário, Priscilla Melo, e a irmã do empresário, Marlucia Melo, receberam uma placa e flores durante o evento. Emocionada, Priscilla agradeceu a homenagem e disse que o pai deixou sua marca no coração da família e também do estado de Goiás. Segundo o governador, Valterci de Melo foi um visionário. “E ao dar o seu nome à Companhia, estamos fazendo com que a Codego nasça com o pé direito”, acentuou.

O presidente Júlio Vaz afirmou que entre as metas da Codego está a implementação da Companhia Metropolitana de Aparecida e o novo distrito industrial de Anápolis, o Daia 2. E lembrou que a partir de agora os distritos industriais vão funcionar em forma de condomínio fechado, para dar mais segurança e garantir melhor infraestrutura aos empreendedores.

Novos desafios

O vice-governador José Eliton destacou que a criação da Codego é um momento especial para a trajetória histórica do desenvolvimento do estado de Goiás. Segundo ele, o estado tem hoje uma economia forte, pujante e que, sob a liderança do governador Marconi Perillo, foi possível emprestar uma nova característica à economia goiana que era basicamente um estado produtor de commodities e que conseguiu diversificar a economia. “Temos importantes setores das diversas cadeias produtivas que hoje são referenciais nacionais, como o setor famoquímico, que é de excelência, a mineração que é o segundo maior do país, o polo têxtil que é o oitavo e o metalomecânico que é o quarto, entre outros que dão tranquilidade ao estado  em momentos de crise como o que vivemos hoje”, afirmou.

Ele lembrou que no processo de florescimento da economia goiana, a GoiásIndustrial teve um papel importante, no entanto, as demandas da sociedade são dinâmicas e exigem mudanças, e foi com base nesse novo momento que foi construída a ideia da nova empresa. “Se no passado a GoiásIndustrial tinha a atribuição principal de organizar tão só políticas públicas para o desenvolvimento da indústria, agora passa a ter um papel muito mais relevante na economia do estado”, disse.

A empresa, conforme destacou José Eliton em seu discurso, vai fazer intervenções importantes, seja de natureza estrutural, formalizando acessos aos diversos polos industriais, fortalecendo diferentes setores, se fazendo presente na dinamização de cada um deles. A Codego também terá o papel de alavancar o maior e mais ambicioso programa de inovação do estado de Goiás e do Brasil, o Inova Goiás. “A Companhia será um instrumento importantíssimo para a oferta de benefícios para atração de empresas que atuam nos diferentes setores”, acentuou.

Segundo ele, a legislação que criou o Inova Goiás, assim como a que criou a Codego, garantem todos os mecanismos necessários para tornar Goiás um polo referencial no país e no mundo no que diz respeito à inovação e à tecnologia. “Essa legislação dá à Codego a capacidade de modificar as diversas formas de gestão dos polos de excelência, não só mais polos agroindustriais, mas polos de tecnologia, polos de atacadistas e outros, como fonte única de fomentar o desenvolvimento e, consequentemente, de ampliar a geração de emprego, democratizando a renda, mudando a vida das pessoas nesse estado de Goiás”, afirmou José Eliton.

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, a Codego terá todas as condições para se tornar a maior empresa do estado de Goiás.

 

Fotos: André Saddi

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo