Ministério de Ciência e Tecnologia libera verba para laboratórios móveis da SED


O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações liberou R$ 1,5 milhão para a Secretaria de Desenvolvimento (SED) adquirir Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) móveis. A contrapartida do Estado será de mais R$ 1 milhão, que também já estão liberados na conta da SED. Nesta primeira etapa, serão equipados três laboratórios, sendo dois de Microbiologia e Processamento de Alimentos e um de Tecnologias Sociais.

As carretas-laboratório, um projeto piloto em todo o país, irão atender mais de sete mil famílias de pequenos agricultores com cursos de qualificação profissional e deve se tornar referência para outros Estados. Até o final do mês, a SED pretende abrir o processo licitatório para a compra dos equipamentos que irão atender as regiões do Vale do São Patrício, Vale do Rio Vermelho, Médio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Vale do Paranã, Estrada de Ferro e Águas Emendadas. Com essa iniciativa, o Governo de Goiás busca oferecer cursos em comunidades onde não há estrutura física para a sua realização.

O objetivo é contribuir para uma melhor produtividade, agregando novos valores aos produtos. “Os que produzem mandioca, por exemplo, podem embalar ou processar toda a produção ou em parte, fazendo farinha ou polvilho, e, assim, melhorar a sua produtividade”, explica José Teodoro Coelho, gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da SED, citando o laboratório de Microbiologia e Processamento de Alimentos. Segundo ele, o laboratório de Tecnologias Sociais, por sua vez, levará aos produtores noções de associativismo, cooperativismo, uso de energia solar, uso da água, entre outros temas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo