-Servidores da SED aderem à campanha Outubro Rosa


A Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da Comunicação Setorial, promove neste mês de outubro atividades voltadas à prevenção do câncer, aderindo à Campanha Nacional do Outubro Rosa. São palestras e campanha de doação de lenços e batons para serem doados às pacientes do Hospital Araújo Jorge.

 

Durante todas as sextas-feiras do mês de outubro os servidores participarão de palestras com médicos e especialistas, que trarão informações, conhecimentos e prestarão esclarecimentos sobre o câncer, principalmente o câncer de mama.

O objetivo é estimular as ações de prevenção a esta doença que tem levado milhões de pessoas à morte precocemente.

 O chefe de Gabinete, Luiz Otávio Nascimento, fez a abertura da palestra de hoje (07/10). “Esta ação se soma a diversas outras realizadas neste mês. Acredito que sairemos daqui com mais informação e com a certeza de podemos fazer algo na prevenção e tratamento desta doença, que aflige tantas pessoas e famílias. Espero que cada um, aqui presente, possa levar o que aprender para outras pessoas, vamos ser multiplicadores”, convidou Luiz Otávio.

 A secretária da superintendência do Produzir, Miriam Santos, é uma das servidoras que aderiu à campanha com a doação de lenço e batom. Mirian teve em sua família casos de pessoas com câncer e sua mãe foi uma que não sobreviveu à doença. “É muito importante esta ação. Um lenço ou um batom é uma forma de levarmos um pouco de alegria para as pessoas acometidas pela doença. Minha filha também já cortou cabelo para doar ao hospital”, conta Miriam. 

 

Programação

As palestras acontecerão sempre às sextas-feiras, no auditório Jaime Câmara, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com entrada gratuita. A palestra de hoje (07/010), realizada às 10h, foi com o Claudio Gonzaga Amorim, especialista em anatomia patológica, técnico na área do câncer do colo uterino e de mama na Gerência de Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde. 

O especialista falou de forma global sobre o câncer de mama, apresentando dados estatísticos, um breve histórico da campanha do Outubro Rosa, informações sobre a detecção e os tipos de tratamento. Claudio Amorim deu destaque também aos fatores de risco comportamentais como a obesidade, tabagismo, alcoolismo e o sedentarismo. “A prevenção sempre é o melhor caminho. Mesmo que não possamos evitar a doença, podemos tratar e minimizar a necessidade de tratamentos mais invasivos, além de evitarmos a morte”

O médico ressaltou ainda a importância do autoexame. “Hoje, segundo pesquisas, dois terços das detecções do câncer de mama é por meio do autoexame”, informou Claudio Amorim.

Na próxima sexta-feira (14/10), a palestra será às 15h, com o médico mastologista, Sérvio Túlio Brandão, que vai abordar a prevenção do câncer de mama.

No dia 21 de outubro, também às 15h, será a vez do médico mastologista Antônio Eduardo Resende falar sobre o tratamento do câncer de mama.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo