Palmeiras terá indústria de Aeronaves

Leopoldo Fernandes-SED

O secretário de Desenvolvimento de Goiás, Luiz Maronezi, representando o governador Marconi Perillo, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vilmar Rocha,  o prefeito de Palmeiras de Goiás, Alberane de Sousa Marques, e os empresários James Rojas Waterhouse  e Omar Pugliesi, assinaram nesta quinta-feira (15/09) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Protocolo de Intenções com a Aeroalcool Tecnologia Ltda, sediada em Franca/SP.

A indústria especializada em tecnologia aeroespacial, na fabricação de aeronaves de pequeno porte e inovações tecnológicas,  fará investimentos fixos de R$ 170.000.000,00 (cento e setenta milhões de reais), e buscará apoio do Governo do Estado para utilizar  incentivos financeiros do programa  Produzir e do Funproduzir através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da aprovação pelo Conselho dos programas.

A SED desenvolverá também, entre outros apoios, ações junto ao Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE-FCO) e ao Banco do Brasil para liberação de recursos do FCO, para financiamento do empreendimento que vai gerar  2.280 empregos, sendo 570 diretos e 1.710 indiretos, e entrará em operações em 12 meses a partir da assinatura deste protocolo, prorrogáveis por mais 12 meses.

Esta será a primeira indústria de fabricação de aeronaves agrícolas e comerciais do Centro-Oeste e será instalada no município de Palmeiras devido à sua proximidade com a Capital Federal e com Goiânia, além da logística e o tráfego aéreo de menor intensidade.

Com a assinatura do Protocolo de Intenções a indústria Aeroalcool Tecnologia Ltda garante do Estado apoios para firmar convênios de cooperação com órgãos estruturais estaduais, junto às universidades e outras instituições de ensino superior instaladas em Goiás, e também junto às entidades de formação técnico-profissionalizantes, como SESI, SENAI, IFG, o apoio técnico do SEBRAE.

Com a Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED) e demais órgãos do Governo estadual, a Aeroalcool tem garantia de cooperação técnica e científica de programas como o  Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (INOVA Goiás) e os serviços tecnológicos (testes, ensaio e certificação), demandados pelo processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa por meio da Rede ITEGO, da UEG, da Rede de Laboratório do estado de Goiás e demais parcerias por meio de convênios de cooperação técnica, caso necessário, entre outras parcerias e cooperações.

O secretário Luiz Maronezi declarou a satisfação do Governo de Goiás com a vinda de mais uma indústria para o Estado, “especialmente numa fase tão difícil como esta por que passa o Brasil, e atraímos uma grande protagonista como a Aeroespacial, que vem de Franca-SP, e confia ao nosso Estado seus investimentos”. O secretário citou também as empresas Dudalina, de confecções de camisas, e a Johnson & Johnson, que escolheram Goiás para instalarem unidades.

O prefeito Alberane reafirmou os esforços feitos na busca de investimentos e desenvolvimento para o seu município, e comemorou a vinda de uma indústria do porte da Aeroespacial para Palmeiras de Goiás. “O resultado é este, de assinatura de um Protocolo de Intenções que trará para Goiás a grande tecnologia de fabricação de aeronaves, turbinas e motores. Como uma empresa nunca vem sozinha, já nos preparamos para outras conquistas, desenvolvimento e mais empregos”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo