Balança comercial tem saldo positivo de US 398 milhões em junho


Goiás terminou o mês de junho com saldo positivo de US 398 milhões na balança comercial. O superávit foi alcançado com uma exportação de US 603 milhões frente a uma importação de US 204 milhões no período. Comparado com o mês de maio, as exportações sofreram uma variação positiva de quase 4% enquanto as importações tiveram uma redução de 4,46%.

Goiás tem hoje uma participação de 3,74% nas exportações brasileiras. No primeiro semestre deste ano, as exportações em todo o Brasil sofreram uma redução de 4,34%, comparado ao mesmo período no ano passado. Já em nosso Estado, na contramão do restante do País, as exportações tiveram um aumento de 16,73% de janeiro a junho de 2016, também comparado ao mesmo período em 2015.

Complexo de soja, carnes, ferroligas, sulfeto de cobre, ouro, açúcar, couro, amianto, produtos de origem animal, gelatinas e produtos farmacêuticos foram um dos principais produtos exportados por Goiás no último mês. Já os principais destinos dos produtos goianos em junho foram: China, Holanda, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, Arábia Saudita, Itália, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.

Os produtos farmacêuticos representaram a maior fatia das importações em junho, com 34% de participação. Completam a lista adubos e fertilizantes (17%); veículos automóveis e tratores, assim como suas peças (11%); caldeiras, máquinas e instrumentos mecânicos (9%) e produtos químicos orgânicos (5%). Alemanha (16%), Estados Unidos (14%), Japão (10%), China (6%) e Rússia (6%) foram a principal origem desses produtos.

O superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer, celebrou os números positivos da balança goiana, lembrando ser este “o 30º mês consecutivo de superávit, o que reafirma a vocação de Goiás para o comércio exterior e reforça nossa balança comercial. Prova disso, são os primeiros resultados, quase imediatos das Missões, como a última ao Chile, em que a indústria Codelco não apenas confirmou o interesse em vir para Goiás, como já está buscando área para instalar uma unidade industrial em terras goianas”, comemorou O’Dwyer. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo