Governo de Goiás lança Sistemas Integrados de Segurança dentro do Inova Goiás


O governador Marconi Perillo, juntamente com o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto, lançaram hoje a Plataforma de Sistemas Integradas (PSI) da Secretaria de Segurança Pública.  A Plataforma faz parte das ações do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás), coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). O evento aconteceu nesta quarta-feira (06/04), às 9 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto, a SED tem o papel promover avanços em Inovação e Tecnologia em todas as áreas por meio do Programa Inova Goiás. “Mas sem dúvida o maior desafio hoje é a área de Segurança Pública. Com o Inova Goiás vamos promover mais tecnologia, mais inovação, que vai gerar mais segurança para o cidadão goiano”, afirmou Thiago.

Compõem a Plataforma de Sistemas Integrados (PSI): o Registro de Atendimento Integrado (RAI) com informações precisas e integradas de todo o Sistema de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica, e em breve, também, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária – SEAP); o Sistema Geográfico de Informações (GisGestão); o Mapeamento de ações Sociais Integradas (MASI); o Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (MOPI); e o aplicativo I9X, que vai permitir ao cidadão o registro de ocorrências e denúncias pelo celular ou dispositivos móveis.

O governador Marconi Perillo destacou a importância do Programa Inova Goiás, que traça como caminho para a eficiência do serviço público investimentos em tecnologia e inovação. “Quando nós desenvolvemos o projeto Inova Goiás, nós tínhamos certeza de que o caminho para muitas soluções no estado de Goiás seria a agregação de novidades tecnológicas”, afirmou Perillo.

Para o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, o evento de lançamento da Plataforma de Sistemas Integrados simboliza um marco para a Segurança Pública de Goiás. “Hoje Goiás recebe uma plataforma de inteligência, que traz um conceito, o conceito de integração entre as forças de segurança e também a sociedade, que passa a ser um auxiliar da Segurança Pública”, ressaltou José Eliton.

Thiago Peixoto frisou ainda que importância da participação de toda a sociedade e governo para a busca das soluções para os desafios enfrentados pela Segurança Pública.  “A SED, por exemplo, têm dois papeis fundamentais neste processo: primeiro o de induzir o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo crescimento da economia e geração de empregos, o que, sem dúvida, gera impacto sob a segurança pública. E o outro papel do desenvolvimento é o de promover tecnologia e inovação. Onde se venceu o desafio de segurança pública no mundo o componente fundamental foi o uso de tecnologia, o uso de dados e ferramentas tecnológicas que pudessem dar informações para tomada de decisões importantes”, avaliou.

Programas e aplicativos do PSI

O RAI (Registro de Atendimento Integrado) permitirá que o fluxo de registro de ocorrência seja integrado e mais ágil. A partir do primeiro contato do usuário com a SSPAP ou a instituição integrada ao RAI, todas as demais terão conhecimento do caso, podendo inclusive atuar sobre ele, inserindo dados, fazendo contatos etc.

Por meio da nova ferramenta, o cidadão pode agora ligar para o telefone 190 e registrar sua ocorrência.  Imediatamente, todas as unidades da área de interesse (PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) recebem informações sobre o evento. Quando necessário, o próprio RAI aciona a Polícia Técnico-Científica, ou a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SSPAP).

Já o aplicativo I9X, traz importantes avanços tecnológicos para o usuário que precisar abrir ocorrências de roubo, homicídio, incêndio, agressão, acidente pessoal, atitude suspeita, violência doméstica, acidente com vítima e outros, inclusive com envio de fotos, vídeos e mensagens de voz. Por meio do aplicativo, também será possível acompanhar o deslocamento de viaturas. O cidadão poderá conversar com o atendente via chat e fazer, inclusive, novas denúncias. Com acesso aos serviços dos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

Para fazer o download do aplicativo, o usuário precisa ter apenas um aparelho smartphone com sistema operacional Android ou IOS, dispor de pacote de internet ativo e preencher os dados para habilitação durante o primeiro acesso.

A Plataforma conta também com o Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (Mopi), que é um software responsável pelo planejamento e monitoramento de todas as ações e/ou operações integradas dentro das 36 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do Estado de Goiás. Seu objetivo é otimizar todas as estratégias policiais para que sejam atingidas as metas de redução de criminalidade e aumento de proatividade das forças policiais.

O GisGestão é um software de análise criminal e geoprocessamento que disponibilizará em tempo real todas as análises dos crimes considerados de alta prioridade e os convertidos em metas de redução pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciaria, para a elaboração das estratégias policiais e planejamento de emprego operacional e investigativo.

O referido sistema disponibilizará, como exemplo, os locais, dias da semana e horários de maior incidência dos crimes, mapas de manchas criminais até o nível de rua, bem como o modus operandi, perfil da vítima e autor e demais dinâmicas de ocorrências dos crimes.

Câmeras e efetivos

Durante o evento, o governador Marconi Perillo assinou ordem de serviço autorizando a compra de 280 câmeras de vigilância, elevando o número total para 430 na Capital. Os equipamentos a serem adquiridos serão dotados de recursos analíticos (que identifica movimento, pessoas estranhas, objetos abandonados, etc), bem como leitor de placas. As câmeras, com tecnologia Full HD (alta definição), serão instaladas em pontos estratégicos e vão transmitir imagens em tempo real ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da SSPAP.

Marconi Perillo assinou também autorização para convocação de aprovados em concurso da Polícia Técnico-Científica, nos cargos de Perito Criminal, Auxiliar de Autópsia e Médico Legista. Na ocasião, também foi assinado o Protocolo de Intensões entre Governo de Goiás e Polícia Rodoviária Federal com o objetivo de ampliar o sistema de telecomunicação entre a Polícia Estadual e Polícia Rodoviária Federal no Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo