SED discute Plano de Ações Emergenciais para Niquelândia


O ecoturismo, a piscicultura e agricultura familiar são a aposta da Secretaria de Desenvolvimento (SED) para atenuar as consequências da crise econômica que afeta, sobremaneira, Niquelândia e municípios adjacentes, localizados no Norte Goiano, devido ao anúncio de paralisação das atividades da indústria de níquel da Votorantim Metais. O assunto foi discutido na tarde desta terça-feira, 29, entre o secretário Thiago Peixoto e o prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira Chaves.

A partir de agora, a SED já trabalha para viabilizar um Plano de Ações Emergenciais que envolvem desde campanhas de fomento ao turismo na região e capacitação de profissionais interessados em migrar da mineração para a piscicultura e horticultura. “Procuramos propor soluções ‘pé no chão’, mas com ações que trarão impacto em um curto prazo”, comentou Thiago.

O turismo religioso e o turismo de aventura serão explorados de forma sustentável e já desponta como uma ótima alternativa para a crise. Segundo o prefeito, hoje a cidade já conta com um estrutura hoteleira preparada para receber o turista, com seis hotéis e sete pousadas.

A agricultura familiar também será incentivada, com capacitação das famílias interessadas na horticultura. A SED fará a ponte com o mercado de Brasília, que já mostrou interesse em produtos como o quiabo, o tomate e o tomate cereja.

Por fim, a piscicultura também desponta como uma forte aliada. As criações de peixe do lago Serra da Mesa hoje já abastecem os mercados de Goiânia, Anápolis e Brasília e já está se inserindo, inclusive, no mercado norte-americano com a recente exportação do filé de peixe fresco para os Estados Unidos. Além disso, há ainda a expectativa da liberação do cultivo de tilápia no lago Serra da Mesa nas próximas semanas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo