Volume de vendas do comércio varejista goiano cresce 6,2% em junho.


No
mês de junho/2007 o comércio varejista goiano registrou taxa de crescimento de
6,2% no volume de vendas, acompanhando a taxa nacional que foi de 11,8%. A
receita nominal cresceu 9,1%, também acompanhando a taxa nacional que foi de
14,3%. O resultado no acumulado do ano é positivo, 4,8% para o volume de vendas
e de 7,0% para receita nominal.

Atentando-se
para a média móvel das variáveis tanto de 03 (três) quanto de 12 (doze)
meses (gráficos abaixo), percebemos estabilidade tanto na receita como no
volume de vendas, indicando sustentabilidade do crescimento ao longo do tempo, não
sendo resultado de sazonalidades.

Um
dos destaques no comércio varejista goiano foi o setor de livros, jornais,
revistas e papelaria, que apresentou crescimento de 20,9% no volume de vendas e
27,8% na receita nominal. Por outro lado, os segmentos de equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicações continuam tendo
desempenho recessivo, embora menor que meses anteriores (-4,9%).

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motores
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi considerável, 17,4%, e
na receita nominal 19%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua
refletindo a facilitação do crédito para o setor veículos, motores, partes e
peças que obteve crescimento de 34,7%. O segmento veículos, motores, partes e
peças continua liderando entre os itens pesquisados. O segmento material de
construção também apresentou crescimento muito favorável no volume, 12%, e
na receita nominal, 17,3%.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista  junho de 
2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

jun

No
ano

jun

No ano

Combustíveis
e Lubrificantes

5,9

5,5

3,90

1,70

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,5

7,0

4,30

4,10


Hipermercados e Supermercados

8,7

7,7

4,80

4,30

Tecidos,
vestuários e calçados

16,6

10,1

10,60

5,40

Móveis
e eletrodomésticos

16,2

16,5

7,20

10,70

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

11,0

7,1

9,50

8,10

Livros,
jornais, revistas e papelaria

9,5

6,1

20,90

-0,30

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

24,3

22,3

-4,90

-17,30

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

28,9

24,5

18,20

11,70

Comércio
varejista geral

11,8

9,9

6,20

4,8

Veículos,
motores, partes e peças

31,8

22,8

37,00

30,90

Material
de construção

11,5

9,7

12,00

5,60

Comércio
varejista ampliado  geral

17,4

13,6

17,4

14,90

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
junho de  2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

jun

No
ano

jun

No ano

Combustíveis
e Lubrificantes

4,3

2,1

8,90

-1,70

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

15,1

10,7

8,70

6,70


Hipermercados e Supermercados

15,3

11,4

9,10

6,90

Tecidos,
vestuários e calçados

20,9

14,5

15,50

10,20

Móveis
e eletrodomésticos

12,6

12,00

6,00

9,70

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

12,2

10,2

10,40

10,40

Livros,
jornais, revistas e papelaria

11,9

7,7

27,80

5,50

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

6,8

5,7

-15,30

-25,90

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

23,8

19,5

19,30

14,60

Comércio
varejista  geral

14,3

10,6

9,1

7,0

Veículos,
motores, partes e peças

29,1

20,00

34,70

27,70

Material
de construção

15,00

13,3

17,30

10,70

Comércio
varejista ampliado geral

18,7

13,6

19,00

15,00

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.


 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Eduiges Romanatto

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha


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