Vendas no comércio varejista crescem 8,8% em outubro.


 

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista de Goiás apresentou em outubro, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 8,84% sobre outubro do ano anterior, de 1,81% no acumulado dos dez primeiros meses do ano e 2,35% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 9,93%, 6,22% e de 7,09%, respectivamente.

O incremento no volume de vendas ficou acima do percentual nacional que foi de 8,43% sobre outubro do ano anterior, mas abaixo no acumulado dos dez primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses, com acréscimos de 3,75% e 4,43%, respectivamente no indicador nacional. Para a receita nominal no comércio varejista, os resultados de Goiás ficaram aquém dos índices brasileiros. No Brasil, as variações para os mesmos indicadores foram de 11,5%, 8,19% e 9,15%, respectivamente (Tabelas 1 e 2).

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou crescimento de 12,76% para o volume de vendas para Goiás em outubro de 2009 comparado a outubro de 2008. Para a receita, houve um pequeno decréscimo de 9,66%.

 

 

Tabela 1 – Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista –

outubro de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

out*

No ano

out*

No ano

Comércio varejista geral

8,43

3,75

8,84

1,81

Combustíveis e Lubrificantes

0,65

-0,84

-6,36

-4,72

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,17

6,88

15,52

6,10

Hipermercados e Supermercados

11,95

6,72

15,30

5,98

Tecidos, vestuários e calçados

3,91

-5,80

13,26

-2,35

Móveis e eletrodomésticos

3,50

-3,07

5,72

-4,34

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

11,32

10,42

8,57

10,04

Livros, jornais, revistas e papelaria

13,32

12,89

1,50

-0,01

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

6,71

8,80

-19,23

-4,47

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

9,12

7,44

21,29

24,13

Comércio varejista ampliado geral

11,16

2,76

12,76

0,87

Veículos, motores, partes e peças

19,97

3,62

20,86

2,17

Material de construção

-4,52

-11,92

-6,94

-15,06

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

Tabela 2 – Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista –

outubro de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

out*

No ano

out*

No ano

Comércio varejista geral

11,47

8,19

9,93

6,22

Combustíveis e Lubrificantes

1,83

-0,27

-6,59

0,23

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

14,45

12,27

16,45

11,66

Hipermercados e Supermercados

14,27

12,08

16,26

11,52

Tecidos, vestuários e calçados

10,18

0,54

17,78

3,39

Móveis e eletrodomésticos

2,15

-3,20

2,52

-4,23

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

17,89

16,44

17,16

17,23

Livros, jornais, revistas e papelaria

19,59

17,02

6,42

4,00

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

3,03

4,17

-21,57

-8,46

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

18,73

16,29

30,17

30,15

Comércio varejista ampliado geral

10,86

3,75

9,66

0,42

Veículos, motores, partes e peças

12,46

-2,66

11,88

-4,34

Material de construção

0,19

-2,88

-2,54

-7,08

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (Gráfico 1), percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém, a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação das vendas no comércio quando se percebe a melhora do indicador. A média móvel dos últimos 3 meses apresenta crescimento de 5,23%.

Na média móvel de 12 meses, as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008 com o índice apresentando uma queda no crescimento. A média móvel de 12 meses do mês de outubro apresentou um crescimento de 3,02%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,55%.

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS SETORIAIS

 

A atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou o maior crescimento no volume de vendas na relação outubro09/outubro08, 21,29%. No acumulado do ano, este crescimento foi de 24,13% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 26,09%. No que diz respeito à receita nominal de vendas, esta atividade também apresenta o maior crescimento, 30,17%, quando comparado outubro de 2009 com o ano anterior. O acumulado do ano foi de 30,15% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 31,81%.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram variação de 15,52% nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, 6,10% no acumulado do ano e 5,12% nos últimos 12 meses. A variação da receita nominal da atividade em outubro09/outubro08, no acumulado dos dez primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses foi de 16,45%, 11,66% e 11,65%, respectivamente.

 O segmento Tecidos, vestuário e calçado, terceiro maior incremento no volume de vendas com relação ao mês no ano anterior, apresentou crescimento de 13,26% nas vendas na comparação com outubro do ano passado. Porém, as taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses foram negativas, com decréscimos respectivos de 2,35% e 1,22%. Para estes indicadores, o crescimento na receita nominal de vendas foi de 17,78%, 3,39% e 4,90%, respectivamente.

Os segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Móveis e eletrodomésticos; e Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram variações nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, de 8,57%, 5,72% e 1,50%, respectivamente. As variações de receita nominal foram de 17,16%, 2,52% e 6,42%.

As atividades Combustíveis e lubrificantes e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram, na comparação com o ano anterior, as maiores quedas na variação no mês de outubro (-6,36% e -19,23% no volume de vendas, respectivamente). A receita nominal apresentou quedas de 6,59% e 21,57%.

No comércio varejista ampliado, Veículos, motocicletas, partes e peças e Materiais de construção apresentaram variações de 20,86% e -6,94% nas vendas de outubro de 2009 comparadas com este mês em 2008, no acumulado do ano a variação foi de 2,17% e -15,06% e nos últimos 12 meses, de -1,42% e -13,25%. As variações na receita nominal foram de 11,88% e -2,54% em outubro, sobre igual mês do ano anterior, -4,34% e -7,08% no acumulado dos 10 meses do ano e de -6,58% e -4,59% no acumulado de 12 meses.

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

Lucelena Fátima de Melo

Rafael Marques de Camargos

Daniela Vieira de Oliveira

Eduiges Romanatto

 

 

 

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