Vendas no comércio varejista crescem 8,8% em outubro.
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista de Goiás apresentou em outubro, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 8,84% sobre outubro do ano anterior, de 1,81% no acumulado dos dez primeiros meses do ano e 2,35% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 9,93%, 6,22% e de 7,09%, respectivamente.
O incremento no volume de vendas ficou acima do percentual nacional que foi de 8,43% sobre outubro do ano anterior, mas abaixo no acumulado dos dez primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses, com acréscimos de 3,75% e 4,43%, respectivamente no indicador nacional. Para a receita nominal no comércio varejista, os resultados de Goiás ficaram aquém dos índices brasileiros. No Brasil, as variações para os mesmos indicadores foram de 11,5%, 8,19% e 9,15%, respectivamente (Tabelas 1 e 2).
O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou crescimento de 12,76% para o volume de vendas para Goiás em outubro de 2009 comparado a outubro de 2008. Para a receita, houve um pequeno decréscimo de 9,66%.
Tabela 1 – Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista –
outubro de 2009
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
out* |
No ano |
out* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
8,43 |
3,75 |
8,84 |
1,81 |
Combustíveis e Lubrificantes |
0,65 |
-0,84 |
-6,36 |
-4,72 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,17 |
6,88 |
15,52 |
6,10 |
Hipermercados e Supermercados |
11,95 |
6,72 |
15,30 |
5,98 |
Tecidos, vestuários e calçados |
3,91 |
-5,80 |
13,26 |
-2,35 |
Móveis e eletrodomésticos |
3,50 |
-3,07 |
5,72 |
-4,34 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
11,32 |
10,42 |
8,57 |
10,04 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
13,32 |
12,89 |
1,50 |
-0,01 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
6,71 |
8,80 |
-19,23 |
-4,47 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
9,12 |
7,44 |
21,29 |
24,13 |
Comércio varejista ampliado geral |
11,16 |
2,76 |
12,76 |
0,87 |
Veículos, motores, partes e peças |
19,97 |
3,62 |
20,86 |
2,17 |
Material de construção |
-4,52 |
-11,92 |
-6,94 |
-15,06 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Tabela 2 – Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista –
outubro de 2009
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
out* |
No ano |
out* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
11,47 |
8,19 |
9,93 |
6,22 |
Combustíveis e Lubrificantes |
1,83 |
-0,27 |
-6,59 |
0,23 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
14,45 |
12,27 |
16,45 |
11,66 |
Hipermercados e Supermercados |
14,27 |
12,08 |
16,26 |
11,52 |
Tecidos, vestuários e calçados |
10,18 |
0,54 |
17,78 |
3,39 |
Móveis e eletrodomésticos |
2,15 |
-3,20 |
2,52 |
-4,23 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
17,89 |
16,44 |
17,16 |
17,23 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
19,59 |
17,02 |
6,42 |
4,00 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
3,03 |
4,17 |
-21,57 |
-8,46 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
18,73 |
16,29 |
30,17 |
30,15 |
Comércio varejista ampliado geral |
10,86 |
3,75 |
9,66 |
0,42 |
Veículos, motores, partes e peças |
12,46 |
-2,66 |
11,88 |
-4,34 |
Material de construção |
0,19 |
-2,88 |
-2,54 |
-7,08 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
||||
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (Gráfico 1), percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém, a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação das vendas no comércio quando se percebe a melhora do indicador. A média móvel dos últimos 3 meses apresenta crescimento de 5,23%.
Na média móvel de 12 meses, as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008 com o índice apresentando uma queda no crescimento. A média móvel de 12 meses do mês de outubro apresentou um crescimento de 3,02%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,55%.
RESULTADOS SETORIAIS
A atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou o maior crescimento no volume de vendas na relação outubro09/outubro08, 21,29%. No acumulado do ano, este crescimento foi de 24,13% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 26,09%. No que diz respeito à receita nominal de vendas, esta atividade também apresenta o maior crescimento, 30,17%, quando comparado outubro de 2009 com o ano anterior. O acumulado do ano foi de 30,15% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 31,81%.
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram variação de 15,52% nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, 6,10% no acumulado do ano e 5,12% nos últimos 12 meses. A variação da receita nominal da atividade em outubro09/outubro08, no acumulado dos dez primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses foi de 16,45%, 11,66% e 11,65%, respectivamente.
O segmento Tecidos, vestuário e calçado, terceiro maior incremento no volume de vendas com relação ao mês no ano anterior, apresentou crescimento de 13,26% nas vendas na comparação com outubro do ano passado. Porém, as taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses foram negativas, com decréscimos respectivos de 2,35% e 1,22%. Para estes indicadores, o crescimento na receita nominal de vendas foi de 17,78%, 3,39% e 4,90%, respectivamente.
Os segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Móveis e eletrodomésticos; e Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram variações nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, de 8,57%, 5,72% e 1,50%, respectivamente. As variações de receita nominal foram de 17,16%, 2,52% e 6,42%.
As atividades Combustíveis e lubrificantes e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram, na comparação com o ano anterior, as maiores quedas na variação no mês de outubro (-6,36% e -19,23% no volume de vendas, respectivamente). A receita nominal apresentou quedas de 6,59% e 21,57%.
No comércio varejista ampliado, Veículos, motocicletas, partes e peças e Materiais de construção apresentaram variações de 20,86% e -6,94% nas vendas de outubro de 2009 comparadas com este mês em 2008, no acumulado do ano a variação foi de 2,17% e -15,06% e nos últimos 12 meses, de -1,42% e -13,25%. As variações na receita nominal foram de 11,88% e -2,54% em outubro, sobre igual mês do ano anterior, -4,34% e -7,08% no acumulado dos 10 meses do ano e de -6,58% e -4,59% no acumulado de 12 meses.
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha
Lucelena Fátima de Melo
Rafael Marques de Camargos
Daniela Vieira de Oliveira
Eduiges Romanatto